Com os Gilets Jaunes (Coletes Amarelos)

Militante do Emancipa passa um importante informe da situação política da França

Alain Geffrouais 16 jan 2019, 13:27

Há 8 semanas o movimento dos Gilets Jaunes desafia o governo da França. Na origem um mero protesto contra o aumento das taxas sobre combustível, ele vai se consolidando cada vez mais nacional, mais radical e ancorado à esquerda. Se na ocasião das festas de Natal e do final do ano a mobilização andou um pouco menor (porém sem nunca parar), nesse início de janeiro as massas voltaram a ocupar as ruas de Paris e das principais cidades da França. Nem a multiplicação dos controles (e das provocações) da polícia impediram essa expansão.

O custo de vida virou um tema central. Mesmo com o salário mínimo daqui sendo mais de três mil reais, segmentos inteiros da população (aposentados, assalariados precarizados, desempregados) mal conseguem sobreviver até o final do mês.

Muito importante também a participação do povo das pequenas cidades do interior da França que assistiram ano após ano, sob pretexto de racionalização dos serviços públicos, ao desmonte de escolas, colégios, correios e hospitais. Isso fez com que fossem obrigados a percorrer quilômetros até uma cidade maior para serem atendidos (daí o impacto das taxas sobre os carburantes).

Além das reivindicações iniciais, a pauta agora é contra o governo Macron: o movimento exprime a revolta contra um governo central a serviço dos poderosos. Simbolicamente, esse governo que aumentou as taxas sobre os carburantes e os impostos sobre as aposentadorias que impactam os mais pobres também decretou o fim do ISF (Imposto sobre as Fortunas), presente para os mais ricos. Os Gilets Jaunes querem ter voz, ser ouvidos e não mais depender dos factoides de burocratas, sejam eles franceses ou europeus.
Se no início a direita e a extrema direita tentaram se aproveitar do movimento, gradativamente a situação está mudando. As forças vivas da esquerda se fazem cada vez mais presentes através dos militantes da France Insoumise e do NPA (Novo Partido Anticapitalista).

Emancipa e os Gilets Jaunes têm muito em comum. Impressionante como que, tanto na França como no Brasil, a meritocracia está sendo utilizada para humilhar os pobres e desqualificar as reivindicações populares. Essa semana Macron, com toda a sua arrogância de classe, falou que “os franceses perderam o gosto do esforço”, insinuando que só e pobre quem quer. Um insulto para quem rala o mês inteiro para sobreviver. Essa provocação já recebeu aqui uma resposta à altura.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão