Sim ao diálogo, não ao intervencionismo!

Movimento da esquerda peruana se coloca contra o intervencionismo na Venezuela.

Nuevo Perú 30 jan 2019, 12:47

Ante os graves feitos que ocorrem na Venezuela expressamos o seguinte:

1- Historicamente o Peru tem mantido uma tradição diplomática de respeito à soberania nacional e a resolução pacífica dos conflitos, totalmente contraposta às saídas intervencionistas e belicistas que hoje mantém a Chancelaria. Fazemos um chamado ao governo de Martín Vizcarra para que reinstale a política internacional peruana frente a Venezuela pensando nos interesses nacionais e latino-americanos, não seguindo o roteiro ideológico orquestrado pelo governo de Donald Trump.

2- Na grave conjuntura que vive a Venezuela, reconhecer o governo paralelo de Juan Guaidó, como acaba de fazer os Estados Unidos seguido pelo Peru e outros países do Grupo de Lima, expressa intervencionismo e incentiva uma perigosa confrontação que pode desembocar numa espiral de maior violência. Existe responsabilidade direta de Nicolás Maduro nesta crise, mas nos países soberanos os presidentes não são eleitos pela correlação de forças internacional, mas pelos povos participando e fazendo política, buscando e negociando saídas para seus conflitos internos mediante o diálogo e os mecanismos democráticos estabelecidos.

3- Rechaçamos qualquer intervencionismo militar e fazemos um chamado a encontrar saídas pacíficas que permitam alcançar a estabilidade política. Na Venezuela a polarização social, expressada nas ruas, se alimenta da incapacidade das elites para se chegar a acordos. Enquanto mais se demore para alcançar uma saída negociada, mais risco haverá de saídas violentas. Urge que os distintos setores em conflito admitam a necessidade de diálogo e conversem, colocando os interesses da população acima de tudo.

4- A solução da crise venezuelana somente será possível respeitando a soberania, os direitos humanos e a convivência política entre as nações. Em momentos nos quais os projetos reacionários de xenofobia, machismo e depredação da natureza pretendem ganhar terreno e apelar para o discurso bélico com facilidade, o Novo Peru sempre lutará para que a América Latina continu sendo uma zona de paz.

Reprodução da tradução realizada pelo Portal da Esquerda em Movimento.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi