Cais Mauá: por uma revitalização eficiente, transparente e democrática

O consórcio que ganho a licitação para revitalizar a área está em dívida com o estado.

Luciana Genro 25 abr 2019, 12:01

A situação do Cais Mauá em Porto Alegre é preocupante. O consórcio Cais Mauá do Brasil S.A., que ganhou a licitação para revitalizar a área em 2011, está devendo R$ 6 milhões ao governo do Estado pelo arrendamento do local. Ainda não foi realizada nenhuma obra, a empresa deu calote até mesmo em prestadores de serviço de segurança patrimonial e de confecção de sacolas de pano.

O projeto original nem existe mais, e não se sabe o que de fato será feito na área. Também não se sabe qual a situação dos R$ 40 milhões que foram aplicados no Consórcio, oriundos de fundos de pensão como IPE e Canoas Prev.

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, conversou na terça-feira (17/04) com a Kátia Suman e a Jaqueline Custódio, da Amacais, que relataram estes e muitos outros absurdos cometidos pelo consórcio. O governador Eduardo Leite já tem em suas mãos um estudo elaborado pela área técnica do governo recomendando a rescisão do contrato e uma nova licitação.

O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, se comprometeu em agendar uma reunião do governador com a Associação Amigos do Cais do Porto para que a sociedade civil possa ser ouvida e desta forma encontrar um caminho para que esta área possa ser revitalizada de forma eficiente, transparente e democrática.

Artigo originalmente publicado no site da autora.

TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão