“As ciências sociais e as humanidades não são um luxo”

Em manifesto, pesquisadores internacionais se colocam contra ataques de Bolsonaro ao conhecimento.

Vários Autores 8 maio 2019, 13:34

26 de abril, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro confirmou no Twitter o que o seu Ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia anunciada no dia anterior: seu governo quer acabar com os subsídios públicos destinados aos estudos de Sociologia e Filosofia. 

Para essas disciplinas seria preciso financiar os seus próprios estudos. Enquanto o ministro calcou sua ação no modelo lançado pelo Japão em 2015, o presidente precisou que o ensino superior deveria se concentrar na leitura, escrita e no cálculo, e que no lugar das ciências humanas, o Estado federal deveria investir nos domínios que trazem um “retorno sobre o investimento imediato” ao contribuinte, como a medicina veterinária, a engenharia e a medicina.

Por meio dessa declaração pública internacional, os signatários se colocam contra as graves consequências dessas medidas, que já fizeram o governo japonês voltar atrás após protestos nacionais e internacionais.

O pensamento crítico não é reservado aos ricos

Em primeiro lugar, a educação em geral e o ensino superior em particular não podem gerar retornos sobre o investimento imediato: trata-se de um investimento nacional nas gerações futuras.

Em segundo lugar, as economias modernas precisam não somente de competências técnicas especializadas, mas de uma formação intelectual ampla e geral às cidadãs e aos cidadãos.

Em terceiro lugar, não cabe à classe política, em nossas sociedades democráticas, decidir o que constitui um bom ou um mau saber. A avaliação dos conhecimentos e de sua utilidade não deve ser realizada pelo critério da conformidade a uma ideologia dominante

As ciências sociais e as humanidades não são um luxo; um pensamento crítico do mundo e uma compreensão rigorosa do funcionamento de nossas sociedades não podem ser prerrogativa dos mais ricos. Enquanto universitários de múltiplas disciplinas, nós compartilhamos uma convicção profunda de que nossas sociedades, inclusive o Brasil, necessitam de mais – e não de menos – educação. A inteligência coletiva é um recurso econômico e um valor democrático.

Alguns dos autores: Etienne Balibar, Universidade de Paris-Nanterre; Seyla Benhabib, Yale; Michel Bozon, Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França (INED) ; Wendy Brown, Universidade da Califórnia em Berkeley ; Judith Butler, Universidade da Califórnia em Berkeley ; Sonia Corrêa, Sexuality Policy Watch ; Muriel Darmon, presidente da Association française de sociologie ; Didier Fassin, Institute for Advanced Study, Princeton; Eric Fassin, Universidade de Paris-VIII ; Zeynep Gambetti, Universidade do Bosphore – Bogazici – , Istanbul, Turquie ; Maria Filomena Gregori, Unicamp, presidente da Associação Brasileira de Antropologia; Sabine Hark, Universidade Técnica de Berlin ; Bernard Lahire, Ecole normale supérieure de Lyon ; Catherine Malabou, Universidade de Kingston, Londres,; Achille Mbembe, Universidade de Witwatersrand; Richard Miskolci, Unifesp; David Paternotte, Universidade livre de Bruxelles ; Mario Pecheny,, Universidade de Buenos Aires, Conselho Nacional de Pesquisa Científica (Conicet), Argentina; Larissa Pelucio, UNESP; Joan W. Scott, Institute for Advanced Study, Princeton; Gita Sen, Bangalore ; Lynn Stephen, Universidade de Oregon presidente da The Latin American Studies Association [ LASA] ; Sylvia Tamale, Universidade de Makerere; Anna Uziel, UERJ Mara Viveros Vigoya, Universidade da Colombie emBogota (UNAL), vice-presidente de LASA.

Para assinar o manifesto e visualizar a lista completa dos signatários: https://internationaledugenre.net/liste-des-signataires-contre-le-projet-de-jair-bolsonaro-de-supprimer-les-subventions-publiques-destinees-aux-etudes-de-sociologie-et-de-philosophie/.

Tradução de Pedro Micussi da versão publicada pelo jornal Le Monde.

TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão