Cartazes soviéticos: a mulher

Uma seleção de cartazes de propaganda soviética que demonstram o papel das mulheres na construção da sociedade socialista.

Dando continuidade a nossas comemorações do centenário da Revolução Russa de 1917, reproduzimos hoje alguns dos principais cartazes de propaganda soviética das primeiras décadas após a Revolução. Nesta seleção, podemos ver o lugar central conferido à mulher nos materiais produzidos pelo regime. Em muitos deles, vemos como desenvolvimento do socialismo na União Soviética era pensando de forma combinada com com o próprio desenvolvimento das lutas de gênero e a conquista de espaço social por parte das mulheres.

Certamente, muitas das propagandas produzidas ao longo da era soviética refletiam as condenáveis posições stalinistas da cúpula do regime. Em qualquer pesquisa rápida, não faltam cartazes que exaltam a personalidade de Josef Stalin, por exemplo, principalmente a partir de meados da década de 1930. De todo modo é oportuno resgatar algumas das peças de propagandas produzidas na URSS. A partir delas, vemos como a Revolução de Outubro rompeu uma nova era aos povos das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liberando as mais diversas das potencialidades humanas naquilo que de mais bonito o socialismo pode lograr.

 


“Trabalhadoras, peguem os rifles” (1917)
Lev Brodarty

 


“Mulheres, juntem-se à cooperação” (1920)
Nivinsky I.I.

 


“Mulher libertada – Vamos construir o socialismo!” (1926)
Strakhov-Braslavsky A.I.

 


“Fascismo – o inimigo mais cruel das mulheres” (1941)
Nina Vatolina

 


“Seja uma esportista” (1946)

 


“Glória à primeira mulher cosmonauta!” (1963)
Kershin Y.V.
Nadezhdin G.P.

(Estes e mais cartazes podem ser encontrados aqui.)


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores