Agir e reagir frente a nova lei trabalhista

A classe trabalhadora precisa avançar na proteção dos seus direitos e barrar a aplicação destas novas regras.

Etevaldo Souza Teixeira 3 nov 2017, 14:21

As mudanças que entram em vigor no dia 11, a partir da Lei 13.467/2017, ainda continuam com muitas controvérsias. O governo deve dar um tempo e verificar a reação dos empresários, trabalhadores e do próprio judiciário. Porém, o tempo não para, e algumas categorias já começam a se movimentar para incluir “cláusulas de salvaguardas”. No entanto, setores da patronal declaram que a reforma trouxe segurança jurídica e que irá gerar mais emprego.

Os empresários estão com diferentes reações e, algumas empresas estão em compasso de espera e se preparando, através de palestras e treinamento das áreas de recursos humanos, para implementar as novas regras. A montadora Mercedes Benz e Empresa Thussentkurpp se preparam para aplicação das medidas. Por outro lado, as lojas Riachuelo planejam incorporar os contratos intermitentes para os horários e dias de pico. Inclusive, já há propaganda como do grupo Sá Cavalcante que oferecem o salário de R$ 4,45 por hora para jornada de cinco horas aos sábados e domingos em lojas do shopping.

Os sindicatos estão buscando garantir a cláusula de salvaguarda para impedir a aplicação das normas prejudiciais aos trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com data base neste mês, incluiu o seguinte na Convenção Coletiva: “a cláusula estabelece que qualquer mudança precisa ser negociada com o sindicato”. A base dos metalúrgicos do ABC é de 73 mil trabalhadores e, 59 mil já concordaram com a proposta por 2 anos. No entanto, a grande maioria dos sindicatos e trabalhadores aguardam as modificações que o próprio governo poderá estabelecer e, principalmente qual será a reação do judiciário.

O judiciário, como a Anamatra tem se pronunciado e informa de o quanto a nova lei é problemática e denuncia que muitas das normas estabelecidas são inconstitucionais, não podendo ser aplicadas. Segundo alguns os problemas de ordem processuais poderá reduzir as reclamatórias trabalhistas. Também, sabe-se que muitas empresas podem aplicar de maneira abusiva a própria lei, como se tudo pudessem.

É hora de agir e reagir, chamar a unidade do conjunto das categorias e organizar grandes eventos de discussão, palestras e principalmente, construir uma forte mobilização, independentemente, de estarem com data base a ser vencida. A nova lei é um retrocesso em nossos direitos. A classe trabalhadora precisa avançar na proteção dos seus direitos e barrar a aplicação destas novas regras.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores