Novas queimadas na Amazônia: um chamado para a Greve do Clima!

Presidente do PSOL Santarém (PA) denuncia as queimadas em Alter do Chão.

Heloise Rocha 16 set 2019, 13:38

As recentes queimadas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão colocam a cidade de Santarém/PA em uma situação caótica. O fogo começou no dia 14/09 e já consumiu boa parte da floresta de Savana entre as localidades de Praia de Ponta de Pedras e Alter do Chão, em um cenário de terror onde chovem cinzas por toda região. Estamos em período de seca e alguns incêndios naturais podem acontecer, porém a grande proporção deste incêndio está sendo investigado por ter características de ação criminosa na área de proteção. 

Alter do Chão é uma região de praias fluviais conhecida como “o Caribe amazônico”, sendo um espaço de constantes conflitos agrários cobiçado pelo capital imobiliário que lucra com suas belezas naturais, e os primeiros focos de fogo foram localizados na região de Lago Verde, onde já existe um loteamento ilegal para especulação imobiliária há 3 anos. O governo do estado do Pará tenta maquiar a situação caótica propagando em suas redes sociais que fogo está sob controle porém isso é uma grande falácia, os Brigadistas voluntários e o corpo de bombeiros continuam combatendo o fogo até o momento.

É preciso que os criminosos responsáveis por esse grande crime ambiental sejam responsabilizados.  Este crime está diretamente ligado aos ataques do governo Bolsonaro contra o meio ambiente, diminuindo os recursos do Fundo Amazônia, flexibilizando leis ambientais e incentivando as invasões de terras indígenas, quilombolas e das populações tradicionais da Amazônia. A APA de Alter do Chão é Terra Indígena do Povo Borari e os indígenas sofrem constantes pressões e ameaças por estarem na terra que lhes pertence, localizada em uma das regiões com maior violência e assassinatos políticos do Brasil.

É preciso parar essa política predatória que visa somente a exploração das riquezas da Amazônia pois a exploração irracional dos recursos da floresta promovida pelas grandes empresas brasileiras e multinacionais é a principal causa do desmatamento e da destruição dos ecossistemas. Seguiremos lutando por nossas florestas, por nossas vidas, por nossa cultura, por nossa territorialidade e por nosso modo de viver e conviver em harmonia com meio ambiente. Temos certeza da luta como único caminho para uma vida melhor e utilizamos esta grave situação para reforçar a importância da Greve Climática mundial que ocorrerá no próximo dia 20 de setembro

A questão climática é um problema de todos os povos do mundo, não somente de seus governo, e nos somamos desde o coração da Amazônia neste chamado mundial pela vida e pelo futuro, contra a ganância dos grandes monopólios e sua busca incessante por lucro. A floresta em pé garante a vida dos povos da floresta e de todo mundo! Por isso seguimos em defesa da Amazônia e de suas povos, e conclamamos todos e todas a tomar as ruas na próxima Greve Mundial do Clima. 

Lutamos para mudar o sistema e não o clima!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi