O ataque do MPF contra Glenn é uma afronta à liberdade de imprensa

Todos que não aceitem o fechamento do regime e ataques à liberdade de imprensa devem se juntar na defesa de Glenn Greenwald.

Revista Movimento 29 jan 2020, 17:35

Na terça-feira, dia 21/01, o MPF, através do Procurador Wellington Oliveira, denunciou o jornalista Glenn Greenwald sem qualquer investigação em curso. Os diálogos que o MPF utilizou para justificar a denúncia, oriundos da Operação Spoofing, foram minuciosamente analisados pela Polícia Federal. A conclusão da PF foi peremptória: não identificou qualquer participação de Glenn nos crimes investigados.

Isso leva a única conclusão possível: foi um ataque orquestrado pela extrema-direita no judiciário, sem qualquer fundamento ou base fática. O procurador Wellington de Oliveira é conhecido por suas posições conservadoras, foi membro do exército e ficou conhecido por apresentar denúncia contra o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

A imediata reação de importantes atores políticos, sobretudo dos ligados à imprensa, foi importante para não naturalizar o gesto. Toda e qualquer escalada autoritária deve ser repelida de imediato.

Os ataques à liberdade de expressão são parte de uma afronta mais geral aos elementos democráticos, na ação consciente do bolsonarismo em impor um novo regime, com características autoritárias. Vários elementos apontam nessa direção: O atentado contra o grupo Porta dos Fundos, do qual o grupo liderado pelo integralista Eduardo Falzi assumiu a autoria, foi um grave precedente. O caso mais vivo foi o pronunciamento de Roberto Alvim, imitando a estética nazista, com direito a citação de Joseph Goebbels.

Não é um tema menor. Os setores mais autoritários da sociedade testam os limites da resistência democrática. Estão se sentido mais à vontade para lutar por seu programa e suas ideias.

É preciso parar a mão do governo.

Unidade de ação ampla: defender Glenn e a liberdade de imprensa

A unidade de ação — tomando exemplo de como foi o ato da ABI no ano de 2019 — é um imperativo para defender o conjunto das liberdades democráticas.

A defesa de Glenn já foi tomada por importantes setores democráticos como Bernie Sanders, Edward Snowden, OAB, Abraji, Anistia Internacional e parcela expressiva da mídia internacional. Todos aqueles que, independente da orientação político ou ideológica, não aceitem o fechamento do regime ou ataques/restrições da liberdade de imprensa, devem se juntar nessa causa.

Publicamos junto a esse editorial a tradução de dois importantes artigos:


TV Movimento

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores