Cultura do estupro fomenta crimes sexuais, dizem deputadas do PSOL
CRFYNB6RTGFH6USAWNUWWMPUWQ

Cultura do estupro fomenta crimes sexuais, dizem deputadas do PSOL

Polícia Civil prendeu em flagrante anestesista filmado estuprando paciente durante o parto, em São João do Meriti (RJ)

Tatiana Py Dutra 11 jul 2022, 20:00

Nas últimas semanas, o noticiário tem revelado situações atrozes pelas quais passam os direitos das mulheres brasileiras. De uma menina de 11 anos, vítima de estupro, impedida por juíza e promotora de realizar um aborto legal, à uma procuradora agredida por um colega no local de trabalho, passando por uma atriz jogada aos leões da mídia sensacionalista após dar para adoção um bebê fruto de violência sexual, parecia termos visto de tudo. Parecia.

Na madrugada desta segunda-feira (11), o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante por estuprar uma paciente que passava por uma cesariana. O crime, contra a vítima inconsciente, foi filmado em uma sala de cirurgia do Hospital da Mulher, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A câmera escondida do celular mostra o médico inserindo o pênis na boca da parturiente. O ato dura 10 minutos.

A gravação foi feita por corajosas profissionais que já suspeitavam que o médico exagerava na sedação para praticar atos ilícitos com pacientes dopadas durante cesarianas. Nessas cirurgias, a visão do paciente ao espaço cirúrgico é bloqueada por um lençol.

Além de violência obstétrica, o crime documentado se configura como estupro de vulnerável. Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2021, houve um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas no Brasil. Em 58% dos casos, a vítima tinha menos de 13 anos ou era incapaz de se defender.

Contra a cultura do estupro

Porém, nesse episódio de violência sexual destaca-se a ousadia de um profissional médico que comete um crime durante um trabalho, rodeado de colegas. A situação causou revolta na população. As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna e Vivi Reis qualificaram o caso como “repugnante”.

“Difícil até falar sobre esse caso repugnante do anestesista Giovanni Bezerra que estuprou uma paciente em plena cesárea. Não existe nenhum lugar onde uma mulher esteja segura. É preciso responsabilizar o estuprador e assegurar a esta mulher, vítima de violência, todo apoio”, disse Vivi.

“É revoltante demais! Ele foi preso em flagrante. Mas é o suficiente? Nem durante o parto as mulheres estão seguras! Até quando?”, questionou Fernanda.

Deputada federal por São Paulo, Sâmia Bomfim salientou que, no Brasil, vigora uma “cultura do estupro”. O termo se refere a uma sistemática de pensamentos e comportamentos sociais que silenciam ou relativizam a violência contra a mulher. Um dos exemplos mais claros disso é a culpabilização da vítima, desatou a parlamentar:

“Nunca foi sobre as roupas que vestimos ou os locais que frequentamos. O problema sempre foi a cultura do estupro, que ataca nossa dignidade, violenta mulheres e crianças e assegura a boa parte dos homens a impunidade e o silêncio de outros homens. Temos muito pelo que lutar!”.

A Polícia Civil indiciou o anestesista Giovanni Quintella Bezerra por estupro de vulnerável. Se condenado, sua pena pode variar entre oito e 15 anos de prisão.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi