5 anos de editoriais da Revista Movimento

5 anos de editoriais da Revista Movimento

O portal Movimento participa da luta de ideias e aposta na construção de uma alternativa socialista, popular e independente para o futuro.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 26 ago 2022, 18:04

Nas últimas semanas de agosto de 2017, decidimos reforçar a edição impressa da Revista Movimento, já então em andamento, com a publicação de editoriais semanais, com nossas análises políticas, em nosso portal. Àquela altura, frustrada a luta contra a reforma trabalhista e pelo “Fora, Temer”, em que as direções do movimento deixaram dissipar-se o impulso da greve geral de abril daquele ano e da marcha que ocupou Brasília em 24 de maio, a situação política nacional atravessava um impasse. Nosso primeiro editorial refletiu sobre um tema mais atual do que nunca: a luta contra a extrema-direita e o neofascismo, os enfrentamentos em Charlottesville contra o trumpismo e suas alas radicais, a força do movimento negro e das lutas democráticas.

Desde então, em nosso portal Movimento, temos buscado participar da luta de ideias. Conseguimos dar voz às iniciativas do “Fora, Temer”, analisamos as dificuldades do ano de 2018, a crise política, a campanha pelo “Ele Não” e o combate sem tréguas a Bolsonaro. Temos acompanhado semanalmente a luta do povo brasileiro para acabar com esse pesadelo: a resistência das ruas no “Tsunami da Educação”, a luta antifascista e antirracista, o pedido de impeachment que reuniu mais de um milhão de assinaturas, o breque dos aplicativos, os resultados eleitorais de 2020 e as jornadas “Fora, Bolsonaro” de 2021.

Também temos abordado os fenômenos internacionais, como a resistência do povo palestino, a luta dos nicaraguenses contra a ditadura de Ortega, o combate ao trumpismo, a solidariedade ao povo ucraniano, além de denunciar internacionalmente o autoritarismo e a devastação da Amazônia, com nossa equipe internacional traduzindo em três idiomas e levando à esquerda internacionalista do mundo as publicações de nosso editorial.

Justamente agora, em agosto, como em muitos momentos ao longo desses anos, recordamos a efeméride do assassinato de Leon Trosky para difundir a tradição que carregamos e nos impulsiona como revolucionários que somos. Desse modo, pretendemos disputar a vanguarda militante, a partir da localização do PSOL, com nossas ferramentas para lutar por uma nova direção democrática para o movimento de massas, apoiando a luta do Juntos, do coletivo Juntas, do Emancipa, da TLS sindical, de nossas/os parlamentares e figuras públicas, além de apoiar a FNL e diversas lutas populares e sociais.

Neste momento, estamos engajados na derrota eleitoral de Bolsonaro em outubro e na construção de uma resposta ao bolsonarismo e à extrema-direita nas ruas, apostando na construção de uma alternativa socialista, popular e independente para o futuro: para essa luta, construímos nossas publicações e nosso portal Movimento.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores