Luciana Genro participa de ato de ex-presidenciáveis em apoio a Lula

Luciana Genro participa de ato de ex-presidenciáveis em apoio a Lula

Encontro simboliza união suprapartidária contra o fascismo e em busca de uma vitória em primeiro turno.

Redação da Revista Movimento 20 set 2022, 10:50

Presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, Luciana Genro foi uma das convidadas do ato em apoio a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, oito ex-presidenciáveis – entre aliados e até antigos opositores – participaram do evento em São Paulo. O objetivo era solidificar a formação de uma “frente ampla pela democracia” em busca de uma vitória em primeiro turno.

Estiveram no ato Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB).

Nos discursos, os participantes destacaram a existência de divergências, mas também a urgência de saná-las em prol da reconstrução do país após a turbulência política representada por Jair Bolsonaro (PL).

“Estamos aqui para enfrentar o fascismo”, afirmou Luciana, que concorreu à presidência em 2014 pelo PSOL e hoje é candidata à reeleição à Assembleia Legislativa gaúcha. “Nos unimos aqui, em torno de ti, meu prezado Lula, do teu nome, da tua força política, da tua liderança política enquanto uma referência de massas para o povo brasileiro, porque nós temos a convicção de que a tua eleição vai nos possibilitar respirar novamente para poder lutar por uma verdadeira democracia”, completou..

“Me perguntam sobre Alckmin, Meirelles. Todos conhecem as nossas diferenças aqui na mesa, elas são públicas. Essas diferenças, por mais expressivas que sejam, são menores. Uma geração que veio antes da minha enfrentou tortura, censura à imprensa, para que a gente pudesse estar aqui hoje”, disse Boulos, que foi presidenciável em 2018, e que concorre hoje a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Lula valorizou a boa-vontade dos políticos.

“O que vocês estão fazendo com o gesto de hoje é assumir um compromisso, mas não é um compromisso com o Lula. É um compromisso que esse país vai voltar a viver democraticamente. As pessoas vão voltar a conviver democraticamente nesse país. Não é o Presidente da República e sua assessoria que dizem o que é bom para a sociedade”, disse Lula. “É um dia alegre porque essa reunião aqui simboliza a vontade que as pessoas têm de recuperar a democracia no nosso país. E todo mundo sabe que a democracia não é um pacto de silêncio, todo mundo silenciosamente vendo um governo governar. Não, a democracia é justamente o contrário: é a sociedade se movimentando dia e noite na perspectiva de conquistar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, disse o petista.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão