Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano (20 a 26 de fevereiro)
79ef9b4e-c12e-4e02-8e1b-a5d3dfde51da

Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano (20 a 26 de fevereiro)

A semana de solidariedade é uma jornada internacional em apoio o povo ucraniano e sua resistência.

Revista Movimento 20 fev 2023, 10:13

Começa hoje a Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano, jornada de luta internacional contra a agressão de Putin, em apoio à resistência ucraniana contra a invasão e em defesa dos ativistas russos perseguidos pela ação antiguerra. O Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) está nesta luta desde o início da guerra, juntamente com a IV Internacional], a Rede Europeia de Solidariedade com a Ucrânia e várias outras organizações.

Neste um ano de guerra tornou-se cada vez mais evidente tanto o papel do imperialismo russo no leste europeu quanto o autoritarismo de direita do governo russo, que vem fechando cada vez mais seu regime político, prendendo militantes de esquerda e de outras posições políticas críticas, além de obrigar inúmeros camaradas à fuga para o exílio. O número de desertores do exército russo também é cada vez maior.

O custo humano enfrentado pelo povo ucraniano é gigantesco, com mais de 40 mil mortes e de 14 milhões de refugiados. Apesar disso, sua resistência heróica tem garantido a defesa de seu território e autodeterminação, colocando o regime de Putin em situação cada vez mais difícil e desenvolvendo condições para a resistência democrática russa evidenciar cada vez mais seu caráter.

Nesse sentido, saudamos nossos camaradas da organização ucraniana Movimento Social, cuja militância tem estado na linha de frente da resistência e da denúncia internacional contra a agressão.

Na América Latina, esta tarefa de solidariedade é dificultada também pelas posições campistas na esquerda que insistem em ignorar o caráter direitista nacionalista do regime de Putin. Da mesma forma, enfrentamos também o pacifismo abstrato, que clamou pela rendição ucraniana e exige a paz imediata mesmo com soldados invasores ainda em solo ucraniano.

Junto aos camaradas ucranianos, criticamos o governo Zelensky pelos ataques aos direitos dos trabalhadores e pelas intenções de entrada na OTAN, mas devemos dizer que a ação de Putin é a principal causa deste movimento e que a crítica justa ao governo ucraniano vem prioritariamente daqueles e daquelas que estão nas fileiras da resistência ao agressor.

Seguiremos em apoio ao povo ucraniano e sua resistência, contra a agressão imperialista russa e por uma paz justa. Viva a heróica resistência ucraniana!


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 17 jul 2025

Uma grande mudança

A luta anti-imperialista ganha força contra os ataques de Trump e seus aliados de extrema direita contra o Brasil
Uma grande mudança
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores