A luta de classes retorna aos EUA com greves se espalhando dos atores ao setor automotivo
free-photo-of-writers-guild-strike

A luta de classes retorna aos EUA com greves se espalhando dos atores ao setor automotivo

No ano passado, houve um número notável de ameaças de greve, greves e acordos de negociação em diversos setores, de cafeterias a ferrovias, de escritores e atores a motoristas de caminhão e trabalhadores do setor automotivo. No momento, 25.000 trabalhadores do setor automotivo e 150.000 atores estão em greve

Dan La Botz 6 out 2023, 09:13

Foto: Genie Music / Pexels

Via International Viewpoint

Analisamos aqui a greve dos atores, mas, antes disso, devemos nos lembrar do impulso gradualmente criado no movimento sindical. Os trabalhadores da Starbucks se organizaram e entraram em greve e, até o momento, 354 lojas com quase 9.000 trabalhadores se sindicalizaram, mas nenhuma conquistou um contrato. Em abril de 2022, os trabalhadores da Amazon na cidade de Nova York votaram a favor da sindicalização, mas até agora eles também não têm contrato. E eles perderam as eleições para representação sindical em outras instalações da Amazon.

Os trabalhadores ferroviários planejavam fazer uma greve no final de 2022, mas em dezembro o Presidente Joe Biden e o Congresso usaram a Lei do Trabalho Ferroviário para evitar uma greve e impor um contrato posteriormente aceito pelos sindicatos. O sindicato de Teamsters (motoristas) planejava fazer greve na UPS, mas em julho deste ano chegou a um acordo com muitos ganhos, embora, como a liderança decidiu não fazer greve, não tenha conseguido melhorar a situação de muitos trabalhadores de meio período.

Em seguida, vieram os escritores e atores que fecharam um setor que emprega mais de dois milhões de trabalhadores de todos os tipos. Os escritores entraram em greve em maio e os atores se juntaram a eles nos piquetes em julho, a primeira paralisação de todo o setor em mais de 60 anos. Eles estavam fazendo greve contra algumas das corporações mais poderosas dos Estados Unidos. Os empregadores, a Alliance of Motion Picture and Television Producers, representam os principais estúdios de cinema, como Paramount, Sony, Universal, Disney e Warner Brothers, as principais redes de televisão (incluindo ABC, CBS, FOX e NBC), serviços de streaming como Netflix, Apple TV+ e Amazon, bem como algumas empresas de TV a cabo.

Ambos os sindicatos estavam respondendo às mudanças no setor com o surgimento de serviços de streaming que cresceram fenomenalmente durante a COVID. Eles também estão preocupados com os rápidos desenvolvimentos em inteligência artificial (IA) que ameaçaram tanto os escritores quanto os atores.

Tudo isso levou a uma maior determinação. Cerca de 11.000 roteiristas de cinema, televisão, notícias, rádio e on-line obtiveram uma grande vitória após uma greve de 148 dias. Com o setor desesperado para colocar novos programas on-line e nos cinemas, os trabalhadores conquistaram garantias de emprego e salários mais altos. Eles também ganharam garantias de não serem substituídos pelo ChatGPT. Mas cerca de 150.000 atores de televisão e cinema, que entraram em greve em maio, ainda estão em greve.

Uma grande preocupação entre os atores é serem substituídos por “dublês digitais”. O estúdio pode pedir a um ator que entre na “esfera”, ou seja, na cabine de fotogrametria onde centenas de câmeras registram sua imagem enquanto ele faz diferentes expressões e poses. Depois que as fotos são tiradas, como explica a Scientific American, “os artistas de efeitos visuais (VFX) transformam o modelo de bidimensional em tridimensional”. A imagem tridimensional é então anexada a um “esqueleto” visual movido por um ator ou por animação e colocado no plano de fundo apropriado. Os estúdios podem não precisar de nenhum ator, embora ainda queiram um rosto bonito.

Os atores em greve receberam algum incentivo do acordo dos roteiristas, mas a greve foi muito longa. Alguns roteiristas continuaram a marchar nos piquetes com eles, assim como alguns trabalhadores de hospitais em greve. E tanto os atores quanto os trabalhadores do setor automotivo fizeram piquetes em frente aos escritórios da HBO e da Amazon em Manhattan. Para ambos os sindicatos, será uma luta difícil. A luta de classes está de volta e, embora os resultados tenham sido variados até agora, as ações desses trabalhadores representam uma mudança radical na sociedade americana.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores