ARGÉLIA | Alerta ambiental não é crime! É um dever
Kamel Aissat

ARGÉLIA | Alerta ambiental não é crime! É um dever

O professor e militante ambientalista Kamel Aissat esta sendo perseguido judicialmente por publicações recentes

Luc Mineto 30 nov 2023, 22:55

Após as manifestações do Hirak que sacudiram a Argélia em 2019, o governo do atual presidente Abdelmadjid Tebboune vem redobrando de autoritarismo e vem reprimindo duramente jornalistas, militantes políticos e ecologistas e sindicalistas.

Domingo dia 3 de dezembro, Kamel Aissat comparecera frente ao tribunal de Bejaia para responder das acusações de “publicação prejudicial à unidade nacional” e de “publicação prejudicial ao interesse nacional”.

É sua posição como cientista em relação ao projeto de mineração de zinco e chumbo de Tala-Hamza-Amizour (na região de Bejaïa) que está sendo processada. Em várias ocasiões, Kamel alertou a opinião pública e as autoridades sobre as possíveis consequências para a saúde da população e o meio ambiente.

Para ele, essa mina não é como uma mina de ferro, pois o chumbo é um metal pesado potencialmente neurotóxico. Ele afirma que o chumbo tem muitos efeitos sobre a saúde humana e pode causar doenças neurológicas, malformações congênitas, envenenamento por chumbo (presença excessiva de chumbo no organismo com efeitos nocivos, especialmente em crianças e mulheres grávidas). O chumbo, acrescenta, é transmitido pelo ar, pela grama e pela água.

Recentemente o Panama mostrou o caminho: lá a força dos movimentos sociais derrotou Presidência, Parlamento e Justiça, obrigando a corte Suprema a declarar inconstitucional a a Lei 406 que autorizava a mineração da prata (outro metal pesado nos diria o professor Aissat!) na região de Penonomé.

Domingo todas as acusações contra Kamel Aissat devem ser abandonadas!


Reproduzimos a seguir o post de Samir Larabi, jornalista da rede KBC de televisão da Argélia:

O alerta ambiental não é um crime! É um dever.

O julgamento público do professor AISSAT Kamel (ativista dos direitos democráticos e ecológicos e membro suspenso do PST) está marcado para domingo, 3 de dezembro, às 9 horas, no tribunal de Béjaïa. Está processado por “publicação prejudicial à unidade nacional” e “publicação prejudicial ao interesse nacional”. O Professor AISSAT limitou-se a dar um parecer científico especializado, juntamente com outros peritos da região, em benefício das associações e do público em geral, a seu pedido. Ele exprimiu reservas quanto ao estudo de impacto da WMZ sobre o projeto da mina de chumbo-zinco de Amizour. Alertou para a necessidade de preservar a zona húmida de Ramsar no vale de Soummam e os recursos hídricos (águas subterrâneas).

Tal como fez durante a pandemia de COVID, os incêndios, os efeitos das descargas não controladas, a exploração do gás de xisto, a agricultura biológica e o desenvolvimento sustentável, tudo num contexto marcado pelas alterações climáticas, cujas consequências são visíveis.

O alerta ambiental não é um crime. Todas as opiniões expressas pelo Sr. AISSAT estão em consonância com a defesa do interesse nacional, garantindo a gestão sustentável e a proteção dos nossos recursos.

A preocupação com as gerações futuras é um dever. A nossa total solidariedade com o militante e cientista AISSAT Kamel.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores