Terça-feira é dia de greve geral em São Paulo
Plebiscito

Terça-feira é dia de greve geral em São Paulo

Metroviários, ferroviários, professores e funcionários do saneamento vão paralisar as atividades contra plano privatista de Tarcísio

Tatiana Py Dutra 27 nov 2023, 13:24

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Essa terça-feira (28) deve ser um dia histórico para o funcionalismo público de São Paulo. Sindicatos ligados à metroviários, ferroviários, professores e funcionários do saneamento  devem paralisar as atividades para protestar contra a privatizações de serviços públicos, terceirizações em estatais e cortes na educação. Os funcionários também reivindicam a realização de um plebiscito sobre as privatizações e a reintegração dos servidores do Metrô demitidos pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em retaliação à greve de 3 de outubro.

“É um absurdo que uma política que vai afetar serviços essenciais como água e o direito de ir e vir não seja discutida com a sociedade”, afirma Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários.

Conforme Camila, a intenção dos servidores do Metrô era suspender a greve caso o governo estadual concordasse com a “catraca livre” nesta terça-feira. Porém, Tarcísio recusou e qualificou os sindicatos de “irresponsáveis” e “inconsequentes”.

Na CPTM, a greve geral pode impactar as linhas que não foram concedidas à iniciativa privada: Linhas 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda, operadas pela concessionária Via Mobilidade e com problemas frequentes.

Sintaema e Apeosp

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) anunciou adesão à greve geral no último dia 22. Em comunicado, a entidade afirma que o protesto “será um sonoro não às privatizações de Tarcísio de Freitas que ataca trabalhadores e o direito da população à água, ao transporte e à educação públicos.

Já o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeosp) promete fazer “um grande ato” na frente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira.

O governo de São Paulo entrou na Justiça contra a greve, exigindo que todos os funcionários trabalhem em sua totalidade durante os horários de pico e em 80% no restante do dia. Ainda assim, decretou ponto facultativo para os servidores, à exceção dos lotados nas áreas da segurança, educação e nos restaurantes públicos.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 22 maio 2026

Classe contra classe: a burguesia contra-ataca na 6×1

É preciso aproveitar a defensiva do bolsonarismo para intensificar a pressão e efetivar uma vitória que teria efeitos históricos para a classe trabalhadora
Classe contra classe: a burguesia contra-ataca na 6×1
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores