PSOL diz ao STF que Goiás submete mulheres à tortura com lei antiaborto
SBSP

PSOL diz ao STF que Goiás submete mulheres à tortura com lei antiaborto

Ação para suspensão da norma foi articulada pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) em diálogo com o Instituto Anis a Defensoria Pública goiana

Mandato Sâmia Bomfim 19 fev 2024, 09:46

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O PSOL ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em que pede que a corte suspenda, imediatamente, a eficácia de uma lei sancionada pelo Governo de Goiás que obriga gestantes a ouvirem os batimentos cardíacos do feto caso optem por um aborto legal.

A ida da legenda à Justiça foi articulada pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) em diálogo com o Anis: Instituto de Bioética e com a Defensoria Pública goiana. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e as vereadoras psolistas Luciana Boiteux e Laina Crisóstomo também assinam a ação.

De autoria do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (DC), a norma foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no mês passado e institui a “Campanha de Conscientização contra o Aborto para as Mulheres no Estado de Goiás”.

O texto determina que o “estado forneça, assim que possível, o exame de ultrassom contendo os batimentos cardíacos do nascituro” e prevê “palestras sobre a problemática do aborto” e uma série de atividades sobre os “direitos do nascituro, o direito à vida e as imputações penais no caso de aborto ilegal”.

Ao contestar a lei estadual, o PSOL afirma que o texto busca, na verdade, criar obstáculos para o acesso de meninas, mulheres e pessoas gestantes ao aborto legal – no Brasil, a interrupção é permitida quando há risco à vida materna, em casos de estupro e de gestação de feto anencéfalo.

Para os signatários da ação, a norma submete as pacientes a uma nova forma de tortura, uma vez que as obriga a visualizar o ultrassom de uma gestação indesejada, e incorre em violência psicológica e abuso de autoridade.

“A referida lei estadual não visa cuidar da saúde das mulheres e meninas, uma vez que não traz qualquer disposição de acolhimento humanizado e de resguardar a autonomia e saúde daquelas que precisam e decidem por realizar o procedimento”, afirma o documento. “Ao contrário: desconsidera as consequências psicológicas e emocionais de se levar a termo, forçadamente, uma gravidez decorrente de um estupro, além de impor novas formas de tortura, como é o caso da obrigação de se mostrar vídeos e fotos à gestante”, segue.

A ação do PSOL sustenta que a norma sancionada impacta, sobretudo, as vidas de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e não apresenta “qualquer preocupação genuína” com o que diz a Constituição sobre a proteção à infância.

O partido ainda destaca que não é competência de um estado interferir em princípios estabelecidos por leis federais.

“A manutenção das condições previstas na lei tem como consequência revitimizar meninas e mulheres, impingir sofrimento físico e emocional, obstaculizar o acesso a procedimentos de saúde, além de configurar patente violência institucional”, diz a legenda.

A lei estadual também é alvo de uma outra ADI, apresentada no mês passado pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

Segundo o PSOL, a literatura científica demonstraria que o uso do ultrassom na tentativa de demover uma mulher de realizar um aborto seria ineficaz: 

“Em alguns casos, o único efeito é causar impactos emocionais.”

Além do partido, das parlamentares, do Anis e da Defensoria, o documento é assinado pelos advogados Gabriela Rondon, André Maimoni e Alberto Maimoni.

A ação foi remetida ao ministro Edson Fachin, relator da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 989. A iniciativa pede que o Estado brasileiro assegure a realização do aborto nas hipóteses previstas em lei, hoje atravessadas por uma série de obstáculos que dificultam o acesso ao procedimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão