Ex-comandantes militares apontam participação de Bolsonaro em tentativa de golpe
image_processing20200520-7637-an838j

Ex-comandantes militares apontam participação de Bolsonaro em tentativa de golpe

Em depoimento à PF, ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica confirmaram delação de Mauro Cid

Redação da Revista Movimento 5 mar 2024, 10:25

Foto: Agência Brasil

O antigo líder do Exército, general Freire Gomes, e o ex-líder da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, deram mais uma volta no parafuso que há de levar Jair Bolsonaro à prisão. Eles confirmaram à Polícia Federal a participação do ex-presidente em uma reunião onde foi discutida uma proposta golpista. Segundo reportagens da CNN e do jornal O Globo, essas informações implicam diretamente Bolsonaro na trama que está sendo investigada pela Polícia Federal.

Ambos prestaram depoimentos extensos às autoridades. Freire Gomes, que voltou recentemente de uma viagem à Espanha, foi ouvido pela Polícia Federal na última sexta-feira (1º). Ele passou mais de sete horas respondendo a cerca de 250 perguntas na sede da PF em Brasília, atuando como testemunha, comprometido a falar a verdade.

Ao contrário de outros altos oficiais militares investigados, como os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-comandante do Exército optou por falar, mantendo sua condição de testemunha. Ele teria corroborado a versão apresentada por Mauro Cid, indicando que, durante a reunião com os comandantes das três Forças, apenas o comandante da Marinha, Almir Garnier, teria indicado apoio ao golpe. Garnier, por sua vez, permaneceu em silêncio durante seu depoimento à PF.

Freire Gomes também teria mencionado que Bolsonaro solicitou que os acampamentos golpistas em frente aos quartéis em todo o país não fossem removidos. Esses acampamentos, sempre tolerados pelas forças, teriam permitido aos manifestantes se organizarem para o ato golpista em 8 de janeiro, que resultou na depredação dos edifícios dos três Poderes da República.

Apesar do relato do ex-comandante, em 11 de novembro de 2022, os chefes das três Forças divulgaram uma nota de apoio às manifestações em todo o país. A nota afirmava a condenação tanto de possíveis restrições aos direitos por parte de agentes públicos quanto de excessos cometidos em manifestações que pudessem ameaçar os direitos individuais e coletivos ou a segurança pública, bem como quaisquer ações que fomentassem a desordem pública, sejam de indivíduos ou entidades públicas ou privadas.

Os depoimentos dos comandantes do Exército e da FAB são considerados importantes pelos investigadores para preencher algumas lacunas na investigação e confirmar a versão apresentada por Mauro Cid em sua colaboração premiada com a Polícia Federal. Essa confirmação é crucial para que ele possa receber benefícios.

Todos os depoimentos permanecem sob segredo de Justiça, e a PF não permitiu que os advogados dos investigados tivessem acesso às cópias, uma prática comum em investigações policiais.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Tatiana Py Dutra | 26 dez 2024

PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares

Medida atende a determinação do ministro Flávio Dino, do STF, que bloqueou o pagamento
PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi