Inclusão na Escola Pública: Movimento Pretas realiza audiência pública nesta quarta
Inclusão

Inclusão na Escola Pública: Movimento Pretas realiza audiência pública nesta quarta

Iniciativa visa debater decreto do governo de SP que responsabiliza famílias por atendimento especializado de alunos com deficiência

Dani Ribeiro 8 abr 2024, 10:00

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Será realizada no próximo dia 10 de abril, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a audiência pública “A Falsa Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Pública”.

O evento é organizado pelo Mandato Estadual Movimento Pretas do PSOL, sendo encabeçado pela codeputada Karina Correia e pela deputada Monica Seixas, com o apoio da vereadora Luana Alves e da deputada federal Sâmia Bomfim. 

O objetivo é ouvir professores, profissionais da educação em geral, alunos e pais, sobre o decreto publicado pelo governador, Tarcísio de Freitas, no último dia 3 de abril, que autoriza estudantes com deficiência a terem o auxílio de um atendente dentro das escolas estaduais de São Paulo, mas coloca na família a responsabilidade pela função e, até mesmo, pagamento dos referidos profissionais.

“O Estado toma uma decisão crucial dessas, sem ao menos ter a decência de escutar os principais interessados, ou seja, a comunidade”, afirma Karina Correia.

O decreto foi publicado um dia depois da celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

“A decisão do governador já gerou conflitos, por isso vamos ouvir os principais afetados pelo Decreto, que são os profissionais da educação, alunos e pais. É no mínimo uma falta de respeito que o governador tenha tomado essa decisão sem uma consulta ampla com a comunidade em geral”, finaliza a deputada estadual Monica Seixas. 

Serviço

Audiência Pública – A Falsa Inclusão das Pessoas Com Deficiência na Educação Pública
Quando: 10 de abril, 19h
Onde: Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201)


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores