Inclusão na Escola Pública: Movimento Pretas realiza audiência pública nesta quarta
Iniciativa visa debater decreto do governo de SP que responsabiliza famílias por atendimento especializado de alunos com deficiência
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Será realizada no próximo dia 10 de abril, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a audiência pública “A Falsa Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Pública”.
O evento é organizado pelo Mandato Estadual Movimento Pretas do PSOL, sendo encabeçado pela codeputada Karina Correia e pela deputada Monica Seixas, com o apoio da vereadora Luana Alves e da deputada federal Sâmia Bomfim.
O objetivo é ouvir professores, profissionais da educação em geral, alunos e pais, sobre o decreto publicado pelo governador, Tarcísio de Freitas, no último dia 3 de abril, que autoriza estudantes com deficiência a terem o auxílio de um atendente dentro das escolas estaduais de São Paulo, mas coloca na família a responsabilidade pela função e, até mesmo, pagamento dos referidos profissionais.
“O Estado toma uma decisão crucial dessas, sem ao menos ter a decência de escutar os principais interessados, ou seja, a comunidade”, afirma Karina Correia.
O decreto foi publicado um dia depois da celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
“A decisão do governador já gerou conflitos, por isso vamos ouvir os principais afetados pelo Decreto, que são os profissionais da educação, alunos e pais. É no mínimo uma falta de respeito que o governador tenha tomado essa decisão sem uma consulta ampla com a comunidade em geral”, finaliza a deputada estadual Monica Seixas.
Serviço
Audiência Pública – A Falsa Inclusão das Pessoas Com Deficiência na Educação Pública
Quando: 10 de abril, 19h
Onde: Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201)