Preparar jornada de luta para defender a Reforma Agrária
WhatsApp-Image-2024-06-27-at-14.17.32

Preparar jornada de luta para defender a Reforma Agrária

O Movimento Popular de Luta (MPL) luta pela reforma agrária reunindo centenas de famílias

Beto Conceição 27 jun 2024, 14:25

O Movimento Popular de Luta (MPL) reuniu nesse último domingo, dia 23/06, uma grande assembleia em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A assembleia reuniu cerca de mil acampados e acampadas e foi organizada para debater os próximos passos do movimento no estado e no País.

Já entramos no segundo ano do novo governo Lula e até o momento não houve uma sinalização concreta de atendimento das demandas dos movimentos sociais que lutam por Reforma Agrária. A verdade é que os limites políticos e orçamentários do novo governo estão ficando cada vez mais evidentes.

Não há nenhuma sinalização de que o governo vá desapropriar ou adquirir novas áreas para assentamentos, ou mesmo resolver demandas represadas de assentamentos anteriores.

O MPL seguirá, por ora, o compromisso de diálogo com o novo governo, buscando o atendimento de demandas de milhares de acampados no estado. Porém, por avaliar que a pauta da Reforma Agrária não está entre as prioridades do governo para este ano, a assembleia encaminhou ações para preparar uma nova ofensiva de mobilizações.

Em primeiro lugar, retomar o trabalho de base e a massificação do movimento. Ampliar as bases que já vem crescendo significativamente é fundamental para adquirir força social para pressionar os governos. Em segundo lugar, intensificar a organização dos acampamentos já existentes. Só no MS são oito acampamentos, o maior deles, Zumbi dos Palmares (na capital) já reúne mais de 1500 famílias. Para uma nova ofensiva de mobilização é necessário intensificar a organização. Em terceiro lugar, trabalhar com aliados e parceiros da luta por Reforma Agrária na busca por ampliar o debate na sociedade. Em tempos de emergência climática, o debate sobre Reforma Agrária, popular e sustentável, é fundamental para buscarmos outro modelo para o campo brasileiro. Por fim, é preciso estabelecer o MPL como movimento nacional da luta por Reforma Agrária. O MPL tem muita força no MS, já se estabeleceu no PR e começa a se organizar em SP, estado estratégico para a luta política no Brasil.

Buscar a nacionalização do movimento, contribuir para a mudança da correlação de forças no País, retomando a agenda de mobilizações, é fundamental para que as propostas de Reforma Agrária do governo Lula saiam do papel.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores