Preparar jornada de luta para defender a Reforma Agrária
WhatsApp-Image-2024-06-27-at-14.17.32

Preparar jornada de luta para defender a Reforma Agrária

O Movimento Popular de Luta (MPL) luta pela reforma agrária reunindo centenas de famílias

Beto Conceição 27 jun 2024, 14:25

O Movimento Popular de Luta (MPL) reuniu nesse último domingo, dia 23/06, uma grande assembleia em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A assembleia reuniu cerca de mil acampados e acampadas e foi organizada para debater os próximos passos do movimento no estado e no País.

Já entramos no segundo ano do novo governo Lula e até o momento não houve uma sinalização concreta de atendimento das demandas dos movimentos sociais que lutam por Reforma Agrária. A verdade é que os limites políticos e orçamentários do novo governo estão ficando cada vez mais evidentes.

Não há nenhuma sinalização de que o governo vá desapropriar ou adquirir novas áreas para assentamentos, ou mesmo resolver demandas represadas de assentamentos anteriores.

O MPL seguirá, por ora, o compromisso de diálogo com o novo governo, buscando o atendimento de demandas de milhares de acampados no estado. Porém, por avaliar que a pauta da Reforma Agrária não está entre as prioridades do governo para este ano, a assembleia encaminhou ações para preparar uma nova ofensiva de mobilizações.

Em primeiro lugar, retomar o trabalho de base e a massificação do movimento. Ampliar as bases que já vem crescendo significativamente é fundamental para adquirir força social para pressionar os governos. Em segundo lugar, intensificar a organização dos acampamentos já existentes. Só no MS são oito acampamentos, o maior deles, Zumbi dos Palmares (na capital) já reúne mais de 1500 famílias. Para uma nova ofensiva de mobilização é necessário intensificar a organização. Em terceiro lugar, trabalhar com aliados e parceiros da luta por Reforma Agrária na busca por ampliar o debate na sociedade. Em tempos de emergência climática, o debate sobre Reforma Agrária, popular e sustentável, é fundamental para buscarmos outro modelo para o campo brasileiro. Por fim, é preciso estabelecer o MPL como movimento nacional da luta por Reforma Agrária. O MPL tem muita força no MS, já se estabeleceu no PR e começa a se organizar em SP, estado estratégico para a luta política no Brasil.

Buscar a nacionalização do movimento, contribuir para a mudança da correlação de forças no País, retomando a agenda de mobilizações, é fundamental para que as propostas de Reforma Agrária do governo Lula saiam do papel.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 15 mar 2025

As lições da Argentina

A grande manifestação de aposentados e torcidas organizadas contra Milei foi exemplo da unidade antifascista
As lições da Argentina
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"