Desistência de Biden anima democratas
Kamala Harris e Joe Biden

Desistência de Biden anima democratas

Site do partido teve recorde de doações no domingo e Kamala Harris aparece empatada com Trump nas pesquisas eleitorais

Tatiana Py Dutra 22 jul 2024, 10:24

Foto: RS via Fotos Públicas

A fragilidade da candidatura Biden à corrida presidencial norte-americana – somada a capitalização do atentado contra Donald Trump pelos republicanos – já provocava arrepios nos quatro cantos do mundo pela possibilidade de a extrema direita reconquistar a liderança do império. Mas eis que após sofrer muita pressão de correligionários, doadores de campanha e eleitores, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden desistiu de tentar a reeleição. 

Em uma carta divulgada nas redes sociais neste domingo (21), o político anunciou a  desistência e indicou sua vice, Kamala Harris para substituí-lo.  

“É hora de nos unirmos para combater Trump”, afirmou.

Em nota, democratas do quilate de Bill e Hillary Clinton apoiaram a decisão e endossaram o nome de Kamala.

 “Agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso”, diz o texto

Apesar de a indicação precisar ser ratificada em convenção, Kamala já deu a largada na campanha. A vice-presidente fez uma postagem no domingo (21) agradecendo o apoio de Joe Biden e abrindo um site para arrecadar doações para sua campanha. 

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata e unir a nossa nação para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”, escreveu no X.

Funcionou. A plataforma de arrecadação de fundos para a campanha do Partido Democrata recebeu US$ 46,7 milhões (aproximadamente R$ 259 milhões) apenas no domingo. Foi o dia de maior captação do ano – o que demonstra a empolgação dos eleitores com um nome realmente competitivo para combater Trump.

Joe Biden, 81 anos, vinha mostrando crescente debilidade frente ao astucioso Trump. O desempenho do presidente no último debate foi melancólico. Perdido, não conseguia reagir aos ataques do oponente. Como se não bastasse, a imprensa registrou uma sequência de gafes que fez muitos questionarem se ele suportaria a pressão da corrida eleitoral. Até grandes nomes de seu partido, como Barack Obama e a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, vazavam recados públicos de que Joe deveria sair da disputa.

A pouco mais de três meses da eleição, o desafio democrata é construir um consenso em torno de um nome de peso. Além da vice-presidente, também ambicionam o posto nomes de peso como os governadores da Califórnia, Gavi Newson; de Illinois, J.B. Pritzker; e de Michigan, Gretchen Whitmer; além da senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren.

Pesa a favor de Kamala – promotora, ex-senadora, negra descendende de jamaicanos e indianos – a sua popularidade: ela  já desponta nas pesquisas eleitorais empatada com Trump. Agora é ir atrás de votos na convenção democrata, que será realizada entre 19 e 22 de agosto.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores