Desistência de Biden anima democratas
Kamala Harris e Joe Biden

Desistência de Biden anima democratas

Site do partido teve recorde de doações no domingo e Kamala Harris aparece empatada com Trump nas pesquisas eleitorais

Tatiana Py Dutra 22 jul 2024, 10:24

Foto: RS via Fotos Públicas

A fragilidade da candidatura Biden à corrida presidencial norte-americana – somada a capitalização do atentado contra Donald Trump pelos republicanos – já provocava arrepios nos quatro cantos do mundo pela possibilidade de a extrema direita reconquistar a liderança do império. Mas eis que após sofrer muita pressão de correligionários, doadores de campanha e eleitores, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden desistiu de tentar a reeleição. 

Em uma carta divulgada nas redes sociais neste domingo (21), o político anunciou a  desistência e indicou sua vice, Kamala Harris para substituí-lo.  

“É hora de nos unirmos para combater Trump”, afirmou.

Em nota, democratas do quilate de Bill e Hillary Clinton apoiaram a decisão e endossaram o nome de Kamala.

 “Agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso”, diz o texto

Apesar de a indicação precisar ser ratificada em convenção, Kamala já deu a largada na campanha. A vice-presidente fez uma postagem no domingo (21) agradecendo o apoio de Joe Biden e abrindo um site para arrecadar doações para sua campanha. 

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata e unir a nossa nação para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”, escreveu no X.

Funcionou. A plataforma de arrecadação de fundos para a campanha do Partido Democrata recebeu US$ 46,7 milhões (aproximadamente R$ 259 milhões) apenas no domingo. Foi o dia de maior captação do ano – o que demonstra a empolgação dos eleitores com um nome realmente competitivo para combater Trump.

Joe Biden, 81 anos, vinha mostrando crescente debilidade frente ao astucioso Trump. O desempenho do presidente no último debate foi melancólico. Perdido, não conseguia reagir aos ataques do oponente. Como se não bastasse, a imprensa registrou uma sequência de gafes que fez muitos questionarem se ele suportaria a pressão da corrida eleitoral. Até grandes nomes de seu partido, como Barack Obama e a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, vazavam recados públicos de que Joe deveria sair da disputa.

A pouco mais de três meses da eleição, o desafio democrata é construir um consenso em torno de um nome de peso. Além da vice-presidente, também ambicionam o posto nomes de peso como os governadores da Califórnia, Gavi Newson; de Illinois, J.B. Pritzker; e de Michigan, Gretchen Whitmer; além da senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren.

Pesa a favor de Kamala – promotora, ex-senadora, negra descendende de jamaicanos e indianos – a sua popularidade: ela  já desponta nas pesquisas eleitorais empatada com Trump. Agora é ir atrás de votos na convenção democrata, que será realizada entre 19 e 22 de agosto.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi