Nota do PSOL sobre a proposta marroquina para o Saara Ocidental
1_image_processing20201211_13867_gk4xch-27089053

Nota do PSOL sobre a proposta marroquina para o Saara Ocidental

Declaração da Executiva Nacional do PSOL

Executiva Nacional do PSOL 28 nov 2024, 18:00

Foto: Farouk Batiche/Reprodução

Os crescentes laços comerciais e de defesa do Brasil com o Marrocos levantam questões críticas sobre a coerência dessas relações em relação aos princípios do Brasil em relação ao conflito no Saara Ocidental.

O PSOL defende um debate público sobre o Saara Ocidental, envolvendo os três poderes da República, e que nesse debate os partidos políticos, as organizações da sociedade civil, as instituições responsáveis pela processo decisório da política externa sejam instados a se posicionar claramente considerando a guerra entre saarauis e marroquinos, a colonização estabelecida pelo Marrocos contra o Saara Ocidental há 50 anos, a liberdade e a independência do povo saaraui; sobre os princípios constitucionais brasileiros que listamos abaixo e sobre as resoluções da ONU e do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre os acordos comerciais feitos em terras do Saara Ocidental.

O Brasil precisa ser coerente. O país importa fosfatos e fertilizantes do Marrocos espoliados do Saara Ocidental a partir da vergonhosa invasão com a consequente colonização que o Marrocos impôs ao território dos saarauis há quase 50 anos. E isso não deveria ser o norte de um governo eleito com os votos daqueles que são a favor da construção de um mundo solidário, justo, igualitário, onde não cabem colonizações, espoliações, usurpações e submissão produtiva e econômica.

Recentemente, o embaixador do Brasil assinalou apoio ao plano de estabilização do Marrocos para a região. É preciso dizer com todas as letras que a estabilização e a paz marroquina são a estabilização da sua ação colonial, da espoliação das riquezas saarauis, da imposição do domínio sobre o Saara Ocidental. É uma estabilização contrária aos princípios da constituição brasileira, contrária aos votos que elegeram o atual governo federal brasileiro. Mais recentemente ainda, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, considerou em entrevista como “sério” o plano de estabilização marroquino. E agora, para o espanto geral de todos, a secretaria de relações exteriores do PT também sinaliza que viajará ao Marrocos para dar apoio ao plano de estabilização marroquino.

A obtenção de condições de produção e desenvolvimento do Brasil não deve passar por cima nem desconsiderar direitos de nenhum povo, ao contrário, o Brasil deveria reconhecer o Saara Ocidental como nação, estabelecer acordos comerciais com os verdadeiros donos da riqueza daquela região, os saarauis. Recentemente, o Tribunal de Justiça da União Europeia, determinou que os acordos feitos com base nas terras do Saara Ocidental devem contar com a aprovação da Frente Polisário, representante do povo saaraui reconhecida pela ONU.

O PSOL exige a abertura de um grande debate nacional das instituições sobre o Saara Ocidental, e vai envidar todos os esforços para garantir esse debate junto aos seus aliados no plano nacional e internacional.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi