MPL, presente! A Luta pela Reforma Agrária avança em São Paulo!
cdc5049a-ee4f-405d-bf53-21a6d305e0f1

MPL, presente! A Luta pela Reforma Agrária avança em São Paulo!

O Movimento Popular de Luta (MPL) cresce em sua luta por reforma agrária

Claudemir Novais 19 dez 2024, 11:55

A Luta pela Reforma Agrária no Brasil tem sido uma pauta histórica, marcada por intensos debates e inúmeros desafios. Conflitos surgiram, muitas famílias foram assentadas, mas todas essas conquistas foram fruto de resistência e enfrentamentos constantes. Nenhum governo brasileiro conseguiu implementar uma reforma agrária ampla e efetiva. Ao longo da história, trabalhadores rurais se organizaram para alcançar a tão sonhada divisão de terras. Nesse processo, enfrentaram repressão, morosidade do Estado, falta de vontade política e muitas outras adversidades, mas o sonho de conquistar a terra permaneceu vivo no coração de cada lutador.

Os movimentos sociais desempenharam um papel fundamental nos avanços que ocorreram até agora. São essas organizações, não governamentais e comprometidas com a causa, que mobilizam o povo, identificam latifúndios improdutivos e promovem ocupações como forma de pressionar a sociedade, as autoridades e o governo para enfrentar o problema da concentração fundiária. Essa realidade mantém, há décadas, vastas áreas improdutivas nas mãos de poucos, enquanto milhares vivem à margem da sociedade, organizados em acampamentos e lutando por uma vida digna.

Dentro desse cenário, no estado de Mato Grosso do Sul, nasceu o MPL – Movimento Popular de Luta, que há quase uma década tem mobilizado trabalhadores rurais. A direção do MPL, ciente do abandono das famílias acampadas em todo o Brasil e do descaso do governo com a pauta da reforma agrária, decidiu buscar essas famílias, organizá-las e fortalecê-las na luta por terra, trabalho e dignidade. A Reforma Agrária é mais do que uma política pública: é uma solução para o desemprego, para a produção de alimentos saudáveis e para garantir moradia a milhares de famílias.

O MPL recentemente expandiu sua atuação para o estado de São Paulo, reacendendo o debate sobre reforma agrária e luta pela terra. Neste domingo, mais de uma centena de famílias de dois acampamentos, localizados nos municípios de Descalvado e Araçatuba, uniram-se ao MPL, fortalecendo ainda mais o movimento que avança na organização da classe trabalhadora rural.

Debater os problemas enfrentados pelos trabalhadores e buscar soluções concretas é o compromisso do MPL com cada família em luta. O movimento se propõe a enfrentar a morosidade dos órgãos públicos responsáveis pela pauta da reforma agrária e a falta de compromisso do Estado brasileiro. O MPL busca unir acampamentos e famílias de todas as regiões, que resistem em barracos de lona preta ao longo das estradas do país, para lutar, juntos, por uma Reforma Agrária inclusiva e representativa.

Fazer Reforma Agrária não é apenas uma questão de vontade política: é um ato de reparação social.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi