MPL, presente! A Luta pela Reforma Agrária avança em São Paulo!
O Movimento Popular de Luta (MPL) cresce em sua luta por reforma agrária
A Luta pela Reforma Agrária no Brasil tem sido uma pauta histórica, marcada por intensos debates e inúmeros desafios. Conflitos surgiram, muitas famílias foram assentadas, mas todas essas conquistas foram fruto de resistência e enfrentamentos constantes. Nenhum governo brasileiro conseguiu implementar uma reforma agrária ampla e efetiva. Ao longo da história, trabalhadores rurais se organizaram para alcançar a tão sonhada divisão de terras. Nesse processo, enfrentaram repressão, morosidade do Estado, falta de vontade política e muitas outras adversidades, mas o sonho de conquistar a terra permaneceu vivo no coração de cada lutador.
Os movimentos sociais desempenharam um papel fundamental nos avanços que ocorreram até agora. São essas organizações, não governamentais e comprometidas com a causa, que mobilizam o povo, identificam latifúndios improdutivos e promovem ocupações como forma de pressionar a sociedade, as autoridades e o governo para enfrentar o problema da concentração fundiária. Essa realidade mantém, há décadas, vastas áreas improdutivas nas mãos de poucos, enquanto milhares vivem à margem da sociedade, organizados em acampamentos e lutando por uma vida digna.
Dentro desse cenário, no estado de Mato Grosso do Sul, nasceu o MPL – Movimento Popular de Luta, que há quase uma década tem mobilizado trabalhadores rurais. A direção do MPL, ciente do abandono das famílias acampadas em todo o Brasil e do descaso do governo com a pauta da reforma agrária, decidiu buscar essas famílias, organizá-las e fortalecê-las na luta por terra, trabalho e dignidade. A Reforma Agrária é mais do que uma política pública: é uma solução para o desemprego, para a produção de alimentos saudáveis e para garantir moradia a milhares de famílias.
O MPL recentemente expandiu sua atuação para o estado de São Paulo, reacendendo o debate sobre reforma agrária e luta pela terra. Neste domingo, mais de uma centena de famílias de dois acampamentos, localizados nos municípios de Descalvado e Araçatuba, uniram-se ao MPL, fortalecendo ainda mais o movimento que avança na organização da classe trabalhadora rural.
Debater os problemas enfrentados pelos trabalhadores e buscar soluções concretas é o compromisso do MPL com cada família em luta. O movimento se propõe a enfrentar a morosidade dos órgãos públicos responsáveis pela pauta da reforma agrária e a falta de compromisso do Estado brasileiro. O MPL busca unir acampamentos e famílias de todas as regiões, que resistem em barracos de lona preta ao longo das estradas do país, para lutar, juntos, por uma Reforma Agrária inclusiva e representativa.
Fazer Reforma Agrária não é apenas uma questão de vontade política: é um ato de reparação social.