Solidariedade à Maira Pinheiro!
Maíra Pinheiro

Solidariedade à Maira Pinheiro!

Todo apoio aos que lutam por uma Palestina Livre

Amanda Abex 6 jan 2025, 16:11

Foto: Arquivo Pessoal

Os advogados Maia Machado Frota Pinheiro e Caio Patrício de Almeida em conjunto com a Hind Rajab Foundation – uma organização internacional de ações jurídicas que visa acabar com a impunidade dos crimes cometidos pelo exército israelense – elaboraram uma notícia-crime que foi enviada ao MPF e resultou no pedido de investigação por parte da PF contra o soldado israelense Yuval Vagdani, que passava as férias no Brasil. O pedido de investigação se baseia em tratados internacionais cujo Brasil é signatário, como a Convenção de Genebra e o Estatuto de Roma, além de contar com vídeos e fotos como provas dos crimes de guerra cometidos em Gaza pelo soldado em questão. 

Após a declaração do início das investigações, o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, rapidamente entrou em contato com Yuval e o auxiliou a fugir do Brasil para a Argentina em mais uma clara afronta à soberania brasileira. 

O caso está tendo uma repercussão mundial e já provocou pronunciamentos de membros da ONU como Francesca Albanese, que publicou na plataforma X que “ações legais contra israelenses suspeitos de crimes em Gaza são necessárias e demoraram a acontecer”. 

Enquanto alguns membros do parlamento israelense repudiam o acontecimento por meio de afirmações absurdas, como “o Brasil se tornou um Estado patrocinador de terroristas”, Amir Tibon, um diplomata israelense, publicou uma reportagem no jornal Haaretz onde manifesta preocupação de que o caso abra precedentes no mundo todo: 

“Estamos preocupados com a possibilidade de que outros países sigam o exemplo do Brasil e emitam mandados de prisão semelhantes contra nossos soldados”. 

O acontecimento está sendo visto internacionalmente como uma vitória da causa Palestina e já forçou Israel a revisar suas políticas de viagem para militares e ex-militares e enviar um alerta para que seus soldados parem de postar detalhes de suas ações em redes sociais.

Devido a essa grande repercussão, a advogada Maira Pinheiro está sofrendo ameaças graves à sua vida e de sua filha, além de ataques com xingamentos misóginos e doxxing (prática virtual de pesquisar e de transmitir dados privados,especialmente informações pessoalmente identificáveis, sobre um indivíduo ou organização) por parte de sionistas e da extrema direita. 

Diversas entidades e personalidades pela causa palestina e do campo progressista já declararam solidariedade à Maiíra e exigiram uma investigação dos responsáveis pelas ameaças e doxxing, além de que sejam tomadas medidas que protejam ela e sua filha de possíveis ataques. 

Nesse momento, é fundamental toda solidariedade à Maira, que é uma incansável lutadora da causa Palestina e que tem feito contribuições importantes na luta em defesa dos palestinos e daqueles que defendem os palestinos. Seguimos ao lado da Maira e de todos os lutam pelo fim do regime de apartheid feito pelo estado sionista de Israel! Palestina Livre!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores