Sâmia cobra governo federal por plano emergencial para cidades paulistas atingidas por enchentes
ChuvasSP

Sâmia cobra governo federal por plano emergencial para cidades paulistas atingidas por enchentes

Ofício enviado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional exige medidas concretas para municípios afetados pelas chuvas de janeiro

Mandato Sâmia Bomfim 25 fev 2025, 08:47

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), em parceria com a vereadora Luana Alves (PSOL-SP) e a deputada estadual Monica Seixas (PSOL-SP), enviou um ofício ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cobrando um plano emergencial para os municípios paulistas atingidos pelas fortes chuvas de janeiro de 2025. As parlamentares apontam que as chuvas já deixaram pelo menos 18 mortos no estado, além de centenas de desabrigados. Regiões como o Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, registraram inundações que mantiveram milhares de moradores ilhados por dias.

O documento protocolado na última quinta (6) critica a falta de ações emergenciais por parte do governo estadual e municipal, que, além da entrega de kits básicos de ajuda humanitária, não apresentaram um plano robusto de proteção às famílias afetadas. Mesmo após uma reunião do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 55 prefeitos, as soluções propostas focaram apenas em obras de drenagem de médio e longo prazo, sem medidas urgentes para conter a crise e acolher as famílias já atingidas.

“Tarcísio e Ricardo Nunes ignoram a crise climática, enquanto o povo sofre na pele as consequências. São urgentes ações coordenadas de prevenção, de alerta e de proteção à população. O negacionismo e o descaso têm um custo alto, e o povo não pode pagar por eles!”, afirmou Sâmia

Danos das chuvas e situação do Jardim Pantanal

O levantamento da Defesa Civil apontou um alto número de ocorrências, incluindo deslizamentos, enxurradas e vendavais. Além da capital, cidades como Guarulhos, Taubaté e Várzea Paulista também foram duramente atingidas. No Jardim Pantanal, uma das áreas mais vulneráveis, cerca de 45 mil pessoas ficaram ilhados por quatro dias consecutivos.

Diante desse cenário, Tarcísio e Nunes sugeriram a remoção das famílias da área, sem apresentar um plano concreto para reassentamento seguro. Medidas preventivas prometidas anteriormente, como a construção de um pôlder para conter as enchentes, ainda não saíram do papel.

No ofício enviado ao governo federal, as parlamentares solicitam atenção especial ao Jardim Pantanal, região mais afetada na capital paulista, além da elaboração de um plano emergencial integrado para os municípios atingidos e informações detalhadas sobre as ações do governo federal para minimizar os impactos das chuvas. Elas reforçam que, com a previsão de novas chuvas intensas até abril, medidas urgentes são essenciais para evitar mais mortes e destruição.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores