Com unanimidade, STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Golpismo

Com unanimidade, STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Ex-presidente e aliados responderão por crimes ligados a trama para impedir a posse de Lula em 2022

Tatiana Py Dutra 26 mar 2025, 13:24

Foto: Antonio Augusto/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado antes e depois das eleições de 2022.

O julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ocorreu nesta quarta-feira (26), com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Com a aceitação da denúncia, Bolsonaro e os demais acusados agora responderão formalmente ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

A denúncia detalha um suposto plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito democraticamente. Os réus são acusados de cinco crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

O caso agora avança para a fase processual, na qual os acusados poderão apresentar suas defesas. O julgamento do núcleo central da trama golpista representa um marco na investigação sobre os eventos que abalaram a democracia brasileira.

A acusação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que Jair Bolsonaro tinha conhecimento do plano chamado Punhal Verde Amarelo, que incluía ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Além disso, segundo a acusação, Bolsonaro sabia da chamada minuta do golpe, um documento que detalhava medidas para a execução de um golpe de Estado no Brasil.

Durante seu voto, o ministro Alexandre de Moraes destacou que há provas do envolvimento do ex-presidente:

“Não há dúvida que o denunciado Jair Messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta do golpe.”

Moraes ressaltou que a responsabilidade de Bolsonaro ainda será analisada durante a instrução da ação penal, fase em que serão aprofundadas as provas e os depoimentos.

A denúncia da PGR afirma que o plano golpista começou a ser articulado em julho de 2021, quando Bolsonaro, durante uma transmissão ao vivo, fez ataques infundados às urnas eletrônicas, sem apresentar qualquer prova. Segundo Moraes, essa estratégia tinha o objetivo de preparar o cenário para que Bolsonaro permanecesse no poder, mesmo em caso de derrota nas eleições de 2022.

O ministro destacou ainda que a denúncia aponta uma escalada progressiva na agressividade das ações do ex-presidente e seus aliados, como parte de um plano para enfraquecer a democracia e legitimar um possível golpe.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"