PSOL no Maranhão se despede do ambientalista Bruno Braga
Ambientalista foi fundador e ex-presidente do PSOL na cidade de Carolina, no sul do estado
Na última quarta-feira, 09 de abril, PSOL no Maranhão foi surpreendido com a triste notícia do falecimento de Bruno Braga Fragoso, ambientalista fundador e ex-presidente do PSOL em Carolina no sul do estado. Uma perda física irreparável, lamentada por instituições de ensino, organizações ambientalistas, movimentos sociais e por muitos cidadãos e militantes que acreditam com o equilíbrio da existência entre os humanos e a natureza.
Bruno também era cientista social, antropólogo e indigenista, tendo atuado na FUNAI por mais de 20 anos onde liderou o encontro dos povos indígenas isolados do Maranhão em 2009 . Defensor e praticante da agroecologia desenvolveu muitas técnicas de cultivos e construções que permitem uma vivência harmoniosa com a natureza. Uma destas foi o sistema de manejo do esgoto agroecológico com uma bacia de evapotranspiração. Para ele era a prova de que de forma simples poderíamos adotar o mesmo manejo em todos os lugares.
Ao lado de sua companheira, Herly Torres e junto a amigos parceiros, cuidavam de um “sítio balneário” chamado de Aldeia do Leão no Parque Nacional da Chapada das Mesas em Carolina MA, um espaço que oferece aprendizagem para estudantes, militantes sociais e toda a população da região sobre a possibilidade real de um bom convívio com a natureza e com a ancestralidade dos povos originários da região.
O projeto se tornou uma resistência diante das ameaças do agronegócio, já forte no cerrado maranhense, e uma alternativa contra a grande indústria do turismo que tenta se apropriar dos territórios da Chapada das Mesas.
Bruno se aproximou do PSOL por causa das temáticas ambientais, acreditava que era o único Partido com condições de avançar em pautas reais, e em 2021 realizou a plenária municipal para o Congresso Nacional do PSOL na Aldeia do Leão.
Bruno Braga tornou-se “encantado”, deve continuar plantando arvores por onde for, e sua voz mansa, mas firme, vai ainda permanecer rodeando nossos ouvidos e atingido nossas mentes por muito tempo.