Bolsonaristas atacam Banco do Brasil em nova ofensiva contra a soberania nacional
Eduardo Bolsonaro2

Bolsonaristas atacam Banco do Brasil em nova ofensiva contra a soberania nacional

Postagens de Eduardo Bolsonaro e aliados tentam incitar correntistas a retirar recursos, em estratégia de desestabilização após avanço de processos que podem levar Jair Bolsonaro à prisão

Redação da Revista Movimento 25 ago 2025, 10:36

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Banco do Brasil denunciou à Advocacia-Geral da União (AGU) uma campanha coordenada de desinformação promovida por parlamentares e influenciadores ligados ao bolsonarismo, que tenta sabotar a credibilidade da instituição e atacar a soberania financeira do país.

Segundo ofício encaminhado pelo banco, as postagens começaram na última terça-feira, 19, com a difusão de notícias falsas nas redes sociais. Entre elas, destaca-se um vídeo publicado no dia 20 por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que declarou falsamente que “o Banco do Brasil será cortado das relações internacionais, o que o levará à falência”. Eduardo, que acumula mais de 1,7 milhão de seguidores no Youtube, não respondeu aos questionamentos da imprensa.

A ofensiva digital também envolveu o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e o advogado Jeffrey Chiquini, defensor do ex-assessor presidencial Filipe Martins. De acordo com o banco, as postagens são difamatórias e afrontam diretamente o Estado brasileiro. 

“A nova estratégia consiste em coagir, ameaçar e colocar instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional, notadamente o Banco do Brasil, contra o Supremo Tribunal Federal”, destacou o BB no documento enviado à AGU.

A presidente da instituição, Tarciana Medeiros, criticou publicamente a onda de ataques em evento realizado no dia 20, sem citar nomes. O banco alerta que a ofensiva pode configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito, contra a soberania nacional e contra o Sistema Financeiro Nacional, além de violar sigilo bancário.

Os ataques virtuais, propagados pelo X, Instagram, Threads e Youtube, são vistos como mais uma tática de vingança bolsonarista diante do cerco judicial que se fecha contra Jair Bolsonaro, que pode ser condenado à prisão já em setembro. Ao fragilizar instituições financeiras e criar pânico entre correntistas, a extrema direita busca retaliar o país pelas sanções impostas ao ex-presidente e minar a estabilidade democrática e econômica.

Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 21 ago 2025

996, 6×1 e a luta de classes

É preciso mover a classe para bloquear a extrema-direita, construindo pontes entre as batalhas políticas e sociais
996, 6×1 e a luta de classes
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores