Fernanda Melchionna vai à PGR contra Eduardo Bolsonaro para que tenha o mandato cassado
fernanda

Fernanda Melchionna vai à PGR contra Eduardo Bolsonaro para que tenha o mandato cassado

Deputada do PSOL denuncia “pilantragem” do PL para blindar Eduardo, que segue conspirando dos EUA enquanto recebe salário público

Mandato Fernanda Melchionna 22 set 2025, 08:00

Foto: Ascom Fernanda Melchionna

A deputada federal Fernanda Melchionna protocolou, na quarta-feira (18), uma representação na PGR contra Eduardo Bolsonaro a fim de pressionar para que o bolsonarista, que segue recebendo salário de deputado federal mesmo estando nos EUA conspirando contra o Brasil, perca seu mandato. A ação pede que o órgão adote providências para coibir desvio de finalidade, tentativa de burlar suas faltas na Câmara, além de apurar possível improbidade administrativa.

A representação foi elaborada após o Partido Liberal tentar uma manobra para salvar o mandato de Eduardo, indicando-o como líder da Minoria na Câmara. Se assumir o cargo, o deputado não precisaria justificar as faltas às sessões. O excesso de faltas pode levar à perda do mandato. Cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta, aceitar a nomeação para líder da Minoria.

“É escandaloso que esse traidor do Brasil siga atuando nos Estados Unidos contra os interesses do povo brasileiro. Mais escandalosa ainda é a manobra do PL, de tentar nomeá-lo líder da minoria para proteger seu mandato. E é uma vergonha que a Câmara dos Deputados siga passando pano para uma pilantragem dessas”, afirma Fernanda.

Após a proposta de representação feita por Fernanda, outros 35 parlamentares assinaram a peça. Ainda nesta quarta, Fernanda protocolou na Câmara dos Deputados um abaixo-assinado conjunto com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, com quase 400 mil assinaturas pedindo a cassação de Eduardo Bolsonaro.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores