Flotilla sob ataque: deputadas do PSOL cobram proteção do governo Lula
Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim exigem que governo envie embarcação para garantir segurança de brasileiros em missão humanitária
Foto: Global Sumud Flotilla
As deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolaram, nesta quinta-feira (25/09), em caráter de urgência, um requerimento endereçado à Presidência da República, ao Itamaraty e ao Ministério da Defesa exigindo que o governo tome providências, como o envio de embarcação equipada, para auxiliar na proteção da Global Sumud Flotilla (GSF). A expedição, que está em rota pelo Mediterrâneo rumo à Faixa de Gaza e está sendo atacada por drones, conta com a presença de 17 brasileiros.
A GSF é uma coalização de organizações e ativistas de direitos humanos de mais de 40 países unidos pelo propósito de romper o bloqueio imposto por Israel a Gaza e viabilizar a entrada de alimentos, água potável e medicamentos na região. É uma ação humanitária, não violenta e amparada por todas as leis internacionais. Desde a sua partida, os navios da missão têm sido alvo de sucessivos ataques militares. O mais grave ocorreu na noite da última terça-feira (23/09), nas proximidades de Creta, Grécia, quando mais de uma dezena de explosões foram registradas, provenientes de objetos não identificados lançados sobre as embarcações.
Entre os integrantes da missão estão lideranças políticas brasileiras como a vereadora Mariana Conti (PSOL – Campinas/SP), a presidente do PSOL/RS, Gabrielle Tolotti, o militante do PSOL Nicolas Calabrese e o ativista Thiago Ávila, além da deputada federal Luizianne Lins (PT/CE).
“Os ataques contra a Flotilla são gravíssimos e configuram violações do Direito Internacional Humanitário e do Direito do Mar, colocando em risco imediato a vida de ativistas desarmados em águas internacionais. À exemplo do que já fizeram Itália e Espanha, queremos que o governo brasileiro envie embarcações equipadas para auxiliar na proteção à Flotilla e garantir resgate aos brasileiros que integram a missão”, afirma Fernanda.
O requerimento urgente foi proposto por Fernanda e Sâmia e assinado por outros 35 parlamentares.