Julgamento de Bolsonaro avança, mas Congresso ainda tenta abrir caminho para anistia
bolsonaro

Julgamento de Bolsonaro avança, mas Congresso ainda tenta abrir caminho para anistia

Apesar do risco de condenação por tentativa de golpe, bolsonaristas pressionam por perdão amplo; governo e STF resistem, mas Centrão calcula votos para salvar ex-presidente

Redação da Revista Movimento 4 set 2025, 10:48

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Enquanto Jair Bolsonaro enfrenta julgamento no STF por sua participação na trama golpista de 2022, aliados do ex-presidente tentam manobrar no Congresso para garantir-lhe anistia. O movimento, que ganhou força nesta semana em Brasília, escancara o esforço da direita em transformar crimes contra a democracia em pauta de barganha eleitoral para 2026.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou rejeitar a proposta de anistia ampla, defendendo um texto restrito a réus do 8 de Janeiro de menor envolvimento. “Não há espaço para incluir os mandantes e financiadores”, disse. Mas lideranças do Centrão e da oposição sustentam ter votos suficientes para aprovar um perdão geral – o que, na prática, impediria a prisão de Bolsonaro.

Ainda assim, mesmo que passe pelo Congresso, o projeto enfrentaria dois obstáculos: a caneta de Lula, que já se posicionou contra a medida, e a análise de constitucionalidade no Supremo. Como a palavra final cabe ao Legislativo, a depender da correlação de forças, o veto presidencial poderia ser derrubado.

A articulação pela anistia tem à frente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que desembarcou em Brasília para tentar se consolidar como herdeiro do bolsonarismo. 

“Essa é uma pauta política, humanitária e urgente”, disse Tarcísio em ato público. Para o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), o movimento mostra que Tarcísio “matou no peito” a candidatura da direita, tentando se cacifar como o nome da extrema direita em 2026. “A coisa ficou séria, houve uma mudança de tom e de intensidade”, afirmou.

Outros governadores da direita, como Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO), também defendem abertamente a anistia. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou a proposta de “saída honrosa para todo mundo”, pressionando aliados a garantir que o STF não derrube eventual perdão.

No STF e no governo Lula, a avaliação é de que a manobra busca blindar Bolsonaro, mesmo inelegível pela Justiça Eleitoral, e criar uma cortina de fumaça para manter sua relevância política. 

“O perdão significaria uma rendição ao trumpismo”, alertou Lula em reunião com lideranças partidárias, reforçando o caráter internacional da extrema direita nessa disputa.

A expectativa é que o julgamento de Bolsonaro e de outros sete réus termine até o dia 12, com chances reais de condenação que podem ultrapassar 40 anos de prisão. Até lá, a pressão pela anistia deve se intensificar. Para setores progressistas, trata-se de mais uma tentativa de transformar em impunidade o que foi uma ofensiva golpista contra o Estado democrático de direito.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores