O ‘inferno astral’ do 03
Eduardo Bolsonaro3

O ‘inferno astral’ do 03

Eduardo Bolsonaro vê desmoronar seu capital político enquanto Judiciário avança e até o “mito” estrangeiro troca de lado

Tatiana Py Dutra 25 set 2025, 08:00

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) parece viver o pior momento de sua carreira política. Entre ataques do Judiciário, o risco real de perder o mandato e um Congresso que não compra mais seus arroubos de extrema-direita, o “filho 03” enfrenta um verdadeiro inferno astral. Como se não bastasse, até Donald Trump – seu ídolo declarado e inspiração política – resolveu acenar com simpatia para o presidente Lula, deixando Eduardo sem referência internacional para chamar de sua.

Na Câmara, o clã Bolsonaro amarga derrotas consecutivas. A derrubada da PEC da Blindagem, derrotada de forma unânime no Senado após forte pressão popular, deixou Eduardo isolado. Ele, que se notabilizou por defender privilégios e ataques à democracia, viu sua bandeira da impunidade ser enterrada de vez.

No Judiciário, a situação não é melhor. O Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal avaliam representações que podem levar à cassação de seu mandato por incitação antidemocrática e ataques às instituições. O filho do ex-presidente tem acumulado processos e se tornou alvo preferencial da Justiça – ironia amarga para quem tanto bradava contra o “ativismo judicial”.

Para completar o pesadelo, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que sempre foi tratado por Eduardo como modelo a ser copiado, resolveu acenar positivamente a Lula na ONU. O gesto, aparentemente cordial, soou como uma facada simbólica nas costas do 03. Afinal, como seguir vendendo o trumpismo tropical se o próprio Trump parece disposto a dialogar com o petista que Eduardo e seu pai demonizaram por anos?

A própria deputada Luciana Genro (PSOL-RS) ironizou a reviravolta:

“O Eduardo Bolsonaro botou bastante a perder o capital político da extrema direita no Brasil, mas eles se reinventam. O Tarcísio está aí para mostrar que podem surgir outras cartas, menos explícitas que Bolsonaro, mas com as mesmas intenções”.

Entre denúncias, derrotas políticas e traições vindas do norte, Eduardo Bolsonaro atravessa uma tempestade que ameaça não só seu futuro político, mas também a aura de “herdeiro do bolsonarismo”. Um detalhe: diferente das redes sociais, aqui não há como apertar “delete” para escapar da realidade.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 25 set 2025

As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.

Um novo clima político se estabelece, com a entrada em cena das ruas, vocalizando uma maioria social contra o golpismo e a impunidade
As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores