Parlamentares do PSOL tentam impedir envio de aço brasileiro para Israel
Aço

Parlamentares do PSOL tentam impedir envio de aço brasileiro para Israel

Sâmia Bomfim e Débora Camilo denunciam risco de uso militar e pedem suspensão da carga no Porto de Santos

Redação da Revista Movimento 3 set 2025, 11:30

Foto: Pixabay/Reprodução

Parlamentares do PSOL protocolaram no Ministério Público Federal uma representação visando impedir a saída do navio da Villares Metals, transportando 48 caixas de barras de aço com destino à IMI Systems, empresa de armamentos em Haifa, Israel. Essa ação ganha ainda mais força por ter sido articulada em conjunto com o Coletivo Pró-Palestina Livre da Baixada Santista, a Frente Palestina de São Paulo e o movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções a Israel).

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e a vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) denunciam um grave “desvio de finalidade na concessão de licenças de exportação” e lamentam que a operação foi autorizada “sem o devido escrutínio de risco quanto ao uso bélico das mercadorias”. A empresa destinatária, ressaltam, é “reconhecidamente fornecedora da indústria militar israelense, com forte atuação em contextos de graves denúncias de violações de direitos humanos.”

A representação requer a instauração de inquérito civil para verificar a legalidade da licença de exportação, além de solicitar medidas cautelares para impedir a saída da carga do Porto de Santos, até que as investigações sejam concluídas. As parlamentares buscam ainda a responsabilização civil, administrativa e, se couber, criminal dos agentes públicos e privados envolvidos.

Esta iniciativa das parlamentares do PSOL se soma a uma série de movimentos progressistas em favor do fim das relações comerciais com Israel. Em 29 de maio de 2025, Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim lideraram a articulação de uma carta aberta ao presidente Lula, com apoio de artistas, intelectuais e parlamentares, exigindo o rompimento das relações diplomáticas, comerciais, militares e tecnológicas com o Estado israelense.

Simultaneamente, personalidades como Chico Buarque, Carol Proner e Vladimir Safatle  assinaram carta organizada pelo movimento BDS, pedindo que o Brasil suspenda acordos militares e comerciais com Israel – incluindo o tratado de livre comércio – e aplique embargo energético. Um manifesto de intelectuais como Marilena Chauí, Vladimir Safatle e Paulo Sérgio Pinheiro, publicado em julho de 2025, reforçou a necessidade de suspender tais relações comerciais e militares, lembrando embargos já adotados por outros países europeus em resposta ao que qualificam como genocídio.

Essas iniciativas reforçam que o Brasil deve seguir sua vocação progressista e comprometer-se com a justiça internacional – não apenas em pronunciamentos, mas em ações concretas. Como afirmou Fernanda Melchionna, “é inaceitável que o Brasil siga mantendo relações comerciais e diplomáticas com um estado genocida. Cruzar os braços diante do que está acontecendo na Palestina é ser conivente com a barbárie. Precisamos seguir o exemplo de outros países, romper com Israel e nos colocarmos do lado certo da história”.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 25 set 2025

As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.

Um novo clima político se estabelece, com a entrada em cena das ruas, vocalizando uma maioria social contra o golpismo e a impunidade
As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores