‘Terroristas’: Ben-Gvir planeja tratar ativistas da Flotilha para Gaza como criminosos
Ben-Gvir

‘Terroristas’: Ben-Gvir planeja tratar ativistas da Flotilha para Gaza como criminosos

Plano do ministro da Segurança israelense prevê prisões em condições degradantes e confisco de navios de solidariedade internacional rumo a Gaza

Redação da Revista Movimento 2 set 2025, 11:15

Foto: Reprodução

O governo de extrema direita de Benjamin Netanyahu, sob a condução do ministro da Segurança Nacional Itamar Ben-Gvir, traça um plano brutal para reprimir a maior flotilha humanitária já organizada rumo a Gaza. Com mais de 200 ativistas de 44 países – entre eles a ativista climática Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e os companheiros do MES/PSOL Gabi Tolotti, Mariana Conti e Nicolas Calabrese – a expedição denuncia o bloqueio imposto contra o povo palestino e busca romper o cerco militar.

Em vez de diálogo ou reconhecimento da legitimidade da ação humanitária, Ben-Gvir pressiona por uma estratégia de vingança e dissuasão: prender os participantes em condições reservadas a acusados de terrorismo, sem acesso a rádio, televisão, refeições dignas e em regime prolongado de encarceramento. Mulheres seriam levadas à prisão de Damon, e homens a Ktzi’ot, tristemente conhecidas pelo tratamento degradante a presos palestinos.

Além disso, Israel cogita confiscar os navios da Flotilha e convertê-los em embarcações policiais, militarizando ainda mais o controle marítimo e criminalizando a solidariedade internacional. Fontes próximas a Ben-Gvir chegaram a declarar que, após semanas nessas prisões, “eles vão se arrepender do dia em que chegaram aqui. Precisamos eliminar o apetite por uma nova tentativa”.

Enquanto Netanyahu e seu chanceler Gideon Sa’ar celebram o que chamam de “gestão diplomática” do episódio anterior com Greta Thunberg, a verdade é que o plano em discussão representa mais uma escalada de violência e repressão contra aqueles que ousam desafiar o apartheid israelense.

Com informações do Israel Hayom


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores