Câmara de Campinas rejeita tentativa de cassação de Mariana Conti
Mariana

Câmara de Campinas rejeita tentativa de cassação de Mariana Conti

Vereadora do PSOL foi alvo de perseguição política após participar de missão humanitária na Faixa de Gaza

Redação da Revista Movimento 30 out 2025, 12:25

Foto: Câmara Municipal de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas rejeitou, na noite de quarta-feira (29), a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra a vereadora Mariana Conti (PSOL). O pedido, apresentado pelo vereador Nelson Hossri (PSD), acusava a parlamentar de infração político-administrativa por ter se licenciado do cargo para integrar uma missão humanitária na Faixa de Gaza.

Com 21 votos favoráveis ao arquivamento, 8 pelo prosseguimento da denúncia e duas abstenções, o resultado representou uma derrota para a ala mais alinhada ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) e à extrema direita da Câmara.

A sessão ocorreu sob clima de tensão, com o plenário lotado por apoiadores e opositores da vereadora. Após longos debates, a maioria dos parlamentares reconheceu que não houve qualquer irregularidade na licença, concedida sem remuneração e em conformidade com a Lei Orgânica do Município e o artigo 56 da Constituição Federal.

Em sua defesa, Mariana Conti classificou a denúncia como uma tentativa de silenciamento político. 

“Foi uma perseguição motivada por divergências ideológicas. Minha licença foi legal, transparente e motivada por um compromisso humanitário”, afirmou.

O arquivamento da denúncia encerra um dos episódios mais turbulentos do Legislativo campineiro neste ano e reforça o respaldo político e popular à atuação da vereadora, conhecida por sua militância em defesa dos direitos humanos e das causas sociais.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 out 2025

Castro realiza a maior chacina da história do Brasil

O criminoso Cláudio Castro tem que sair do Palácio Guanabara para a prisão, sob pena de vermos novas chacinas promovidas pelo Estado e envelopadas como política de segurança pública
Castro realiza a maior chacina da história do Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores