Extrema direita tenta silenciar Mariana Conti por solidariedade à Palestina
Mariana Conti2

Extrema direita tenta silenciar Mariana Conti por solidariedade à Palestina

Enquanto a vereadora do PSOL enfrenta perseguição política por sua atuação humanitária na Global Sumud Flotilla

Tatiana Py Dutra 14 out 2025, 11:19

Foto: Reprodução

A vereadora Mariana Conti, do PSOL de Campinas, tornou-se alvo de uma nova ofensiva da extrema direita na Câmara Municipal de Campinas. Após participar da Global Sumud Flotilla, missão humanitária internacional que tentou levar medicamentos e alimentos à população sitiada de Gaza, Mariana agora pode enfrentar uma Comissão Processante (CP) proposta por setores conservadores, sob a acusação de “quebra de decoro parlamentar”.

A denúncia, apresentada pelo vereador Nelson Hossri (PSD), tenta transformar em infração política o que foi, na verdade, um gesto de coragem e solidariedade internacional. Mariana estava legalmente licenciada, sem remuneração, conforme previsto na Constituição Federal, e participava de uma ação pacífica e não violenta, reconhecida por diversas organizações internacionais como legítima.

Durante o período em que esteve presa ilegalmente em Israel, após o sequestro da flotilha em águas internacionais, vereadores de extrema direita aproveitaram para espalhar fake news e pedir a cassação de seu mandato – mesmo após o Governo Federal do Brasil reconhecer oficialmente que a prisão dos ativistas foi ilegal e contrária ao direito internacional.

“Essa perseguição covarde é uma tentativa de silenciar uma voz que está ao lado da Palestina e contra o massacre em Gaza”, afirmam apoiadores da vereadora em nota pública.

Mariana, uma das mulheres mais votadas da história de Campinas – com 14.356 votos em 2024 -, tem trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores, das mulheres e do meio ambiente, além de seu firme enfrentamento ao avanço do fascismo e da intolerância.

Enquanto a extrema direita investe em ataques e desinformação, setores reagiram com solidariedade. O diretório do Cidadania em Campinas aprovou uma moção de apoio à parlamentar, reconhecendo sua participação na flotilha como “expressão legítima de solidariedade, empatia e compromisso com os direitos humanos universais”. A presidente municipal do partido, Ana Stela Alves de Lima, destacou:

“Esse reconhecimento à vereadora Mariana Conti é pela coragem e pela sensibilidade de todos os ativistas que lutam pelo fim do genocídio em Gaza. Em tempos de tanta intolerância e violência, gestos como esse nos lembram que a política deve servir à vida, à solidariedade e à paz.”

Procuradoria freia ímpeto da direita

Já a Procuradoria Jurídica da Câmara de Campinas, em parecer técnico, confirmou que não há qualquer irregularidade na licença de Mariana. O órgão recomendou o adiamento da tramitação do pedido de CP até o término da licença, reconhecendo o direito da vereadora ao afastamento temporário – a primeira licença vigorou entre 26 de agosto e 25 de setembro. A segunda, ainda em andamento, começou em 26 de setembro e segue até 25 de outubro.

A tentativa de criminalizar a solidariedade e o internacionalismo de Mariana Conti evidencia, mais uma vez, o uso político das instituições por setores da extrema direita para atacar mandatos populares e deslegitimar ações em defesa da paz e dos direitos humanos.

Diante disso, movimentos sociais, partidos progressistas e cidadãos têm reafirmado o óbvio: defender a vida do povo palestino não é crime – é um dever ético e político.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores