Nota do PSOL: Trump, tire as mãos da América Latina!

Nota do PSOL: Trump, tire as mãos da América Latina!

Nota do PSOL em defesa da soberania do povo venezuela contra as agressões imperialistas de Trump

Partido Socialismo e Liberdade 17 out 2025, 15:40

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta sua profunda preocupação com as crescentes provocações militares dos Estados Unidos na costa da Venezuela, sob o governo de Donald Trump. Nesta semana, como divulgado amplamente na imprensa, a força aérea dos Estados Unidos enviou três bombardeiros estratégicos B-52 para um voo no mar do Caribe junto à costa venezuelana, chegando a menos de 200 km de Caracas.

Essa escalada de ameaças militares representa um risco sério não apenas à Venezuela, mas à soberania da América Latina como um todo, elevando o perigo de um conflito bélico de consequências incalculáveis.

Sob o pretexto de “combater o narcotráfico”, o imperialismo e a extrema-direita estadunidenses desrespeitam os essenciais princípios de autodeterminação dos povos e da não-intervenção, que são pilares para a paz e a estabilidade regional. A América Latina é e deve permanecer um território de paz e solidariedade – não de guerra.

A motivação principal por trás dessas manobras reside no interesse econômico em controlar os vastos recursos naturais venezuelanos, em particular o petróleo e as terras raras. A Venezuela deve ter o direito de exercer a sua plena soberania sobre seu território, assim como todos os países da América Latina têm o direito de definir seus próprios rumos, livres de coerção militar ou pressão econômica de potências estrangeiras. A defesa da soberania e do controle sobre seus recursos é um princípio fundamental do direito internacional.

Portanto, neste momento, não está em jogo apoiar ou não o governo venezuelano. Independente da opinião que se tenha sobre o governo deste país, a defesa da integridade de seu território diante de possíveis agressões norte-americanas é uma questão anti imperialista básica.

É crucial o cessar imediato de todas as provocações militares e a retirada das forças dos EUA nas proximidades do território venezuelano. A construção da paz duradoura na nossa região exige o respeito mútuo entre as nações e o abandono definitivo de qualquer política de intervenção.

Partido Socialismo e Liberdade, 17 de outubro de 2025.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 out 2025

Trump, tire as mãos da Venezuela!

É o momento de unidade em defesa da soberania da Venezuela contra a ameaça imperialista
Trump, tire as mãos da Venezuela!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores