Profissionais da educação de Valença tomam as ruas e anunciam greve
Valença

Profissionais da educação de Valença tomam as ruas e anunciam greve

Educadores pressionam o prefeito por valorização e ameaçam greve geral diante da falta de reajuste e do descaso com a educação pública

Redação da Revista Movimento 4 dez 2025, 10:44

Foto: Sepe-Valença/Reprodução

Sob sol forte e faixas erguidas no centro de Valença, professoras, professores e funcionários da rede municipal fizeram uma paralisação combativa na terça-feira (3) para exigir que o governo cumpra a data-base da categoria. Sem reajuste garantido e enfrentando sucessivos ataques às condições de trabalho, a categoria deixou claro: sem valorização, não haverá fechamento do ano letivo.

A mobilização ganhou força após assembleia no Adro da Catedral, onde centenas de profissionais aprovaram uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (4), quando será realizada nova assembleia às 8h. E o recado ao prefeito foi direto: se não houver anúncio de reajuste para todos os trabalhadores, a greve por tempo indeterminado começa já na próxima segunda-feira (8)).

Entre os dias 5 e 6, incluindo o sábado letivo, as equipes das escolas farão um mutirão de diálogo com a população para explicar por que a luta dos educadores é também uma luta pela qualidade da educação pública.

Durante o protesto, uma comissão do Sepe foi recebida pelo secretário de Administração, Wallace Pavão, e pela secretária de Fazenda, Denise Souza. Embora tardiamente, o governo municipal reconheceu a pressão e sinalizou com a possibilidade de reposição da data-base de 2025 – afirmando que os 6% anunciados seriam publicados, no mesmo dia, no boletim oficial.

A prefeitura prometeu ainda apresentar uma resposta formal até a assembleia desta quinta. Mas, para a categoria, não há mais espaço para promessas vagas. O que está em jogo é o salário de trabalhadoras e trabalhadores que seguram a educação pública todos os dias, mesmo sem condições adequadas.

A mobilização segue firme, e a comunidade escolar está sendo chamada a defender, junto aos profissionais, uma pauta que vai muito além de porcentagens: respeito, valorização e compromisso real com a educação pública de Valença.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 25 nov 2025

Finalmente, Bolsonaro atrás das grades

O bolsonarismo só pode ser derrotado com a luta "a quente"
Finalmente, Bolsonaro atrás das grades
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores