PSOL exige investigação sobre agressões a jornalistas na Câmara
Jornalistas agredidos

PSOL exige investigação sobre agressões a jornalistas na Câmara

Deputado Fábio Felix (PSOL-DF) pede que PGR apure violência, censura e cerceamento sofridos por profissionais que cobriam retirada de Glauber Braga

Redação da Revista Movimento 11 dez 2025, 08:34

Foto: Reprodução

Em resposta às violências sofridas por jornalistas na Câmara dos Deputados durante a retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigação ampla das agressões, censura e impedimento de cobertura jornalística no episódio de 9 de dezembro de 2025.

Felix afirma que, “conforme amplamente registrado por profissionais da imprensa, parlamentares e pelas próprias imagens que circularam publicamente, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos foram física e verbalmente agredidos por agentes de segurança da Casa, impedidos de exercer sua função, expulsos do plenário e das galerias, e submetidos a constrangimentos ilegítimos”, em clara violação à Constituição e aos tratados internacionais de direitos humanos que asseguram a liberdade de expressão e de informação. 

Durante a confusão – desencadeada após a resistência de Glauber Braga à tentativa de cassação de seu mandato – a Polícia Legislativa invadiu o plenário e expulsou jornalistas que cobriam os acontecimentos, em um momento em que a transmissão da TV Câmara foi interrompida abruptamente, impossibilitando a população de acompanhar os fatos em tempo real. 

Relatos de profissionais que estavam no local detalham a truculência da ação, que envolveu agressões físicas. A repórter Débora Hana Cardoso, da Record, relatou ter sido empurrada e ferida por agentes da Polícia Legislativa enquanto tentava cobrir os acontecimentos. Da mesma forma, a jornalista Carolina Nogueira, do UOL, contou que além de empurrada, teve o pescoço apertado por um agente, sendo impedida de seguir trabalhando – bem como outros profissionais. 

Organizações representativas da imprensa se manifestaram com notas duras contra o ocorrido. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) classificaram o episódio como “extremamente grave”, denunciando a censura, as agressões físicas e a suspensão da transmissão institucional como um atentado à liberdade de imprensa e ao direito constitucional à informação. 

Outras entidades, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) também repudiaram o cerceamento ao trabalho jornalístico, afirmando que “o impedimento do trabalho de jornalistas e o corte de sinal da TV Câmara são incompatíveis com o exercício da liberdade de imprensa”. 

Na sua representação à PGR, Fábio Felix destaca que a atuação dos policiais legislativos, longe de garantir a segurança e o funcionamento institucional, tornou-se um “instrumento de intimidação, agressão e cerceamento da atividade jornalística”, configurando possíveis ilícitos penais e atos de improbidade administrativa que precisam ser apurados com rigor. 

O pedido inclui a oitiva de vítimas, parlamentares, agentes de segurança envolvidos e autoridades responsáveis pela sessão, além de requisição das imagens internas e registros oficiais da Câmara dos Deputados para identificar todas as responsabilidades nas esferas civil, administrativa e criminal. 

Parlamentares feridos

Os deputados federais Glauber Braga (PSOL-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG) também sofreram lesões causadas pela ação truculenta da Polícia Legislativa. Conforme exames realizados na quarta-feira (9) pelo Departamento de Atenção à Saúde da Câmara, Glauber apresentou traumatismos superficiais no ombro e no braço, resultado direto da força empregada pelos agentes para retirá-lo do plenário. Sâmia, que acompanhava o companheiro no protesto, sofreu traumatismos na mão e no punho, também provocados pelo empurrão e pelas agressões dos policiais legislativos.

A deputada indígena Célia Xakriabá foi uma das mais atingidas: segundo o laudo médico, ela sofreu entorse e distensão no tornozelo, precisando ser submetida a uma tomografia. As lesões reforçam a gravidade do episódio e evidenciam o uso desproporcional de força contra parlamentares democraticamente eleitos.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 05 dez 2025

As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit

A forma de combater a linha da extrema direita é fortalecer o embate contra o crime organizado, a partir de uma perspectiva realista: que mire os donos do poder, os bilionários como Vorcaro e Magro, suas intrínsecas relações com agentes públicos
As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores