Zambelli é cassada
Carla Zambelli

Zambelli é cassada

STF desfaz manobra inconstitucional da Câmara e determina posse imediata do suplente

Redação da Revista Movimento 11 dez 2025, 19:59

Foto: Lula Marques/EBC

A blindagem oferecida pela Câmara dos Deputados à bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) durou pouco. Nesta quinta-feira (11), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a sessão que havia rejeitado sua cassação e determinou a perda imediata do mandato. A decisão repõe a ordem constitucional violada pela própria Câmara, que tentou manter no cargo uma parlamentar condenada criminalmente em caráter definitivo.

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO”, afirmou Moraes. Para o ministro, a votação que preservou Zambelli “ocorreu em clara violação” à Constituição.

O recado do STF foi direto e contundente: “Trata-se de ATO NULO, por evidente inconstitucionalidade, presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”.

Câmara descumpre decisão judicial e tenta salvar aliada

Na madrugada de quarta-feira, o plenário da Câmara falhou em alcançar os 257 votos necessários para cassar o mandato de Zambelli – foram apenas 227 votos favoráveis. Mesmo com a condenação já transitada em julgado, que determinava automaticamente a perda do mandato, deputados bolsonaristas atuaram para protegê-la.

A sessão foi resultado de meses de manobras, protelações e articulações para manter no cargo uma parlamentar condenada por crimes graves. Zambelli foi responsabilizada por comandar a invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao contratar um hacker para emitir um mandado falso de prisão contra o próprio Moraes. A condenação, de dez anos em regime fechado, foi definida pelo STF em maio e se tornou definitiva em junho.

Ela também foi considerada culpada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após sacar uma pistola e perseguir um homem na véspera das eleições. Os dois processos não admitem mais recurso.

Foragida, presa na Itália e agora sem mandato

Ao perceber que seria presa, Zambelli fugiu para a Itália, onde viveu meses como foragida até ser detida pelas autoridades locais em julho. O Brasil aguarda a extradição, enquanto sua defesa tenta – sem sucesso – obter liberdade provisória.

Diante da afronta da Câmara à decisão judicial, o PT entrou com mandado de segurança pedindo a suspensão dos mandatos de Zambelli e também de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A CCJ já havia aprovado a cassação por larga margem: 32 votos a 2.

Supremacia da Constituição

Com a decisão de Moraes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem 48 horas para dar posse ao suplente. A Primeira Turma do STF ainda deverá referendar a medida, mas o entendimento do tribunal é claro: não cabe à Câmara decidir se cumpre ou não a Constituição. Foi restabelecido o óbvio: ninguém está acima da lei – muito menos quem tentou falsificá-la.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 11 dez 2025

Um salto de qualidade nos ataques

Pelo mandato de Glauber, pelas liberdades democráticas, pelo povo e contra a extrema direita: todos às ruas em 14 de dezembro
Um salto de qualidade nos ataques
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores