Foto: Reprodução
Após denúncias da Associação dos Surdos de Campinas (@assucamp_oficial) sobre a grave violação do direito à educação inclusiva e à acessibilidade linguística de estudantes surdos na rede estadual, apresentei uma representação ao Ministério Público para solicitar a apuração dos fatos.
Tarcísio não assegura a oferta de educação bilíngue em Libras e Língua Portuguesa escrita. Além disso, crianças estão sendo matriculadas a quilômetros de distância de suas casas e sem transporte gratuito, também faltam intérpretes de Libras e há unidades com pouca (ou quase nenhuma) estrutura de acessibilidade.
Diante de tais irregularidades, mães, pais e estudantes estão optando pela interrupção da frequência, uma vez que os estudantes não podem compreender o conteúdo. É mais um ataque do governador Tarcísio de Freitas, inimigo da educação, que viola diretamente o direito de centenas de jovens! A educação inclusiva com acessibilidade linguística é um direito fundamental e deve ser assegurado. Contem com o meu mandato nessa importante luta em defesa da educação!
Mariana Conti é vereadora de Campinas (PSOL-SP).