O anticapacitismo e a militância elitista

Liberalismo e luta não combinam.

Paulo Fabião 1 mar 2021, 15:05

A luta das pessoas com deficiência teve início na década de 60 nos Estados Unidos com o apoio do lendário grupo dos Panteras Negras. No Brasil, a militância ganhou força a partir de meados dos anos 70. Foi a partir deste período que alguns direitos básicos, porém fundamentais, como: obrigatoriedade de acessibilidade arquitetônica, inclusão de alunos com deficiência nas escolas e cotas trabalhistas foram conquistadas.

Todavia, atualmente, com a popularização das mídias sociais, uma nova onda de militância e militantes anticapacitismo surgiu e pode se dizer, se tornou o principal grupo com voz dentro da luta anticapacitista: os influenciadores digitais.

Ao contrário de outros grupos minoritários identitários que possuem movimentos e organizações bem definidas e podem se solidificar a partir das questões sociais e econômicas a partir do olhar periférico, isso não ocorre quando falamos de pessoas com deficiência. O ativismo anticapacitista se organiza a partir do mundo virtual, o que por si só, já não o torna abrangente como deveria, já que a voz da internet nem sempre, ou quase nunca é, a mesma voz das ruas.

Então a luta anticapacitista cai na perigosa armadilha de outras militâncias virtuais: se torna excessivamente liberal e elitista.

As principais vozes anticapacitista na internet (leia-se com maiores seguidores e engajamento) são pessoas que obviamente sofrem o capacitismo estrutural da nossa sociedade, mas por outro lado gozam de privilégios socio-econômicos que naturalmente tornam o olhar para a pauta menos abrangente e mais raso.

As pessoas com deficiência são 24% (45 milhões) da população nacional, onde apenas 1% de seu total está empregado formalmente. Ou seja, os PCDs são um grupo majoritariamente de baixa renda, o que automaticamente afeta a qualidade de vida, poder de voz social, autonomia e representatividade. Obviamente o capacitismo estrutural ganha força graças a esse massacrante sufocamento socio-econômico.

Mas o que vemos na militância virtual das pessoas com deficiencia é a simplificação do capacitismo estrutural em questões como: “A sociedade acha que a gente não transa”, “Por que as marcas não nos contratam pra fazer publicidade” ou ” Por que não tem pessoas no Big Brother?”
A falta de um olhar amplo e profundo para a questão das pessoas com deficiência feita por seus próprios representantes simplifica uma batalha complexa. Mas como sabemos, nem toda representatividade é coletiva e nem todo mundo que tem lugar de fala sabe o que está dizendo.

A busca incessante por seguidores e por lucrar através de suas redes faz com que as principais vozes anticapacitistas alimentem o próprio capitalismo neoliberal que nos aniquila.

Identitarismo liberal é uma armadilha pra todos os grupos, e não seria diferente com as pessoas com deficiência. Essa prática só serve para tornar as lutas minoritárias mais rasas, fracas e individualizadas.
Devemos aprender com os erros de nossos semelhantes.

Assim, ainda que se posicionem contra Bolsonaro e o bolsonarismo, na prática, abraçando essa militância liberal, a oposição se torna somente nos costumes, pois inconscientemente acaba abraçando a política neoliberal de Bolsonaro e Paulo Guedes. Neoliberalismo que invariavelmente tem como objetivo o aumento das desigualdades e extermínio social de minorias como as pessoas com deficiência.

A experiência da militância antirracista liberal de participantes do atual Big Brother Brasil só serve para desmerecer e enfraquecer luta antirracismo perante a sociedade.

A luta anticapacitista é pequena se comparada às outras, mas a amostragem atual já acontece de forma equivocada. Liberalismo e luta não combinam.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão