PSOL na disputa pelo governo do RS
PSOL Rio Grande do Sul

PSOL na disputa pelo governo do RS

O PSOL vai à luta no Rio Grande do Sul!

Roberto Robaina 21 jun 2021, 18:55

O PSOL foi fundado para construir um projeto e uma organização dos trabalhadores, do povo pobre e da juventude. Estamos neste caminho, erguendo uma bandeira sem manchas nas ruas e nas eleições. Pessoalmente, tive a honra de ter sido o representante do partido em inúmeras disputas. Nas campanhas majoritárias, não me moviam ilusões. Sabia que não venceria, mas disputava sem hesitação. Um partido que almeja liderar não se apresenta fazendo cálculos meramente eleitorais. Apresenta seu programa e semeia. Às vezes, quem sabe, existem brechas. Mas o fundamental é persistir.

Na próxima eleição, iremos novamente nos apresentar. Na reportagem de Zero Hora, o jornalista afirmou que meu nome é o preferido na cúpula do partido para ser o candidato ao governo. Pela minha experiência na disputa, seria um nome naturalmente vislumbrado e com força na chamada “cúpula” do partido, mas o PSOL ainda nem começou a discutir o tema. E enquanto isso não se faz, é normal que os dirigentes que defendem o programa do partido marquem posição para não deixar vazio um lugar tão importante. Mantendo nossa orientação prioritária de apoio às lutas dos trabalhadores e do povo e a luta pelo impeachment de Bolsonaro, começaremos a debater nossa candidatura ao governo do Rio Grande do Sul.

Creio que é fundamental que Luciana Genro e Fernanda Melchionna disputem a reeleição. Sobre a candidatura ao governo, estarei defendendo dois nomes. Ambos são ótimos para manter erguida nossa bandeira e dar mais força a ela. Karen Santos vereadora mais votada de Porto Alegre. Karen é uma jovem negra. A luta antirracista é determinante no Brasil e no mundo. Uma mulher negra como candidata ao governo seria muito importante para enraizar nosso programa. E Karen não é só candidatura com possibilidade de fenômeno. Acompanho sua trajetória. Estava como vereador quando ela assumiu. Vi seu desenvolvimento, seu esforço para honrar os votos que recebeu. Por mim, Karen só não é candidata à governadora se não quiser. E é lógico que tem direito de não querer e buscar um lugar de deputada federal ou estadual.

Outro nome é de um guerreiro e camarada parceiro desde a fundação do PSOL. Apesar de ter tradição de luta, é jovem. Refiro-me ao vereador de Jurandir Silva. Quando ele disputou a prefeitura de Pelotas, em 2012, não ganhou, mas se saiu muito bem. A eleição foi ganha por Eduardo Leite, mas Jurandir, praticamente sem tempo de TV, obteve mais de 13% dos votos. De lá para cá, o PSOL cresceu. Em Porto Alegre, foi o partido com a maior votação para vereadores. E temos o desafio de crescer no interior. O partido tem outros nomes, como Pedro Ruas, que deve se lançar a deputado. Temos ainda Alex Fraga e Márcio Chagas. Karen e Jurandir são minhas preferências. O PSOL vai à luta.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores