Como veem a economia os candidatos da oposição à Presidência?

Como veem a economia os candidatos da oposição à Presidência?

É o momento da esquerda radical e independente apresentar suas propostas para o país.

Pedro Micussi 28 jan 2022, 10:59

As primeiras semanas de 2022 assistiram as primeiras pinceladas do que, espera-se, deverá ser o debate econômico dos candidatos à presidência da República deste ano.

A virada do ano deu o pontapé para uma série de entrevistas dos principais candidatos da oposição e suas respectivas equipes a respeito de temas de interesse da política econômica, como foi o caso do conjunto de artigos e entrevistas concedidos para a Folha de S.Paulo no começo de janeiro. No primeiro momento, o debate anima os olhos daqueles que aguardam o ano eleitoral como período de discussões de ideias e programas sobre o futuro do país – tanto mais se considerarmos que, há quatro anos, a questão programática foi tangenciada pela maioria dos postulantes ao Planalto. Em seguida, contudo, o ânimo logo desaparece ao constatarmos a não existência de propostas da esquerda radical para o país.

Lula, no geral, tenta não dar detalhes específicos de seu programa econômico, não indica o responsável pela área (o responsável é ele mesmo, diz), e procede em modo operacional do tipo morde e assopra, como no caso da suposta revogação da reforma trabalhista, por exemplo. A folga que lhe confere as pesquisas parece deixá-lo confortável para, trocando em miúdos, não apresentar claramente seu programa. Como já repararam diversos comentadores, na série de artigos para a Folha, Guido Mantega foi o único a realizar análise retrospectiva sem adentrar em detalhes do que seria as propostas de um futuro governo petista. Em lives e debates, o mesmo parece se repetir. Quando muito, o que se depreende é a ideia de que PT quer retomar algo como os anos de ouro de seu governo, sem explicar como, 20 anos após seu primeiro mandato, o fará.

Em que pese a retomada dos investimentos públicos, a revisão da atual política de preços da Petrobras e a defesa da petrolífera como indutora do desenvolvimento econômico, até agora parece difícil entender qual é, objetivamente, o programa petista. Permanece a indagação, inclusive, de qual a utilidade dos esforços dos economistas desenvolvimentistas do partido em ocupar o debate público uma vez não parecerem baixas as chances do comando da economia, em um eventual governo petista, ser entregue, mais uma vez, a um queridinho do mercado financeiro.

Doria, suportado por Henrique Meirelles, ex-ministro de Temer e ex-presidente do Banco Central de Lula (estamos entre amigos?), repete quase o mesmo discurso tucano privatista dos últimos anos e décadas. Como contornar a estagnação brasileira? Para Meirelles, a resposta passa pelo aumento do investimento. Tal aumento, contudo, não deve ser fruto de endividamento estatal, e sim resultado de decisões advindas do setor privado. Diz que “o Estado deve ser forte, não deve ser grande” e repete a velha máxima liberal que o aumento das despesas públicas prejudica o investimento privado. Não surpreende, portanto, que o criador do teto de gastos seja, entre os assessores, o maior defensor desta política que, na prática, estrangula as capacidades do Estado retomar os investimentos. Meirelles é o único que parece quere manter o teto tal como originalmente concebido no governo Temer. A interdição do aumento do investimento público explica, ademais, a sana na desestatização da Petrobras via rateio da empresa para sua privatização em blocos.

A campanha de Moro faz coro ao discurso privatista, com o prejuízo de, no caso do ex-ministro bolsonarista, parecer muito menos familiarizado com a temática econômica em geral que o atual governador de São Paulo. No caso de sua campanha, tal desconhecimento aparente do candidato parece ser tentado contornar com a escolha de Affonso Pastore, ex-presidente do Banco Central, como seu assessor e porta-voz.

Moro e Pastore, tal como Doria e Meirelles, não veem problemas na privatização da estatal petrolífera. Entretanto, salta aos olhos o reconhecimento, por parte de Pastore, de que a era do Estado mínimo acabou. De todo modo, isso não os impede de negar a possibilidade de privatização da Petrobras, por exemplo. Da mesma forma, ainda que também reconheça a morte do atual teto de gastos, Pastore reafirma que a retomada dos investimentos deve ser liderada pelo setor privado. A saída para o baixo crescimento brasileiro, portanto, está na realização de reformas que melhorem o “ambiente” de negócios nacional e estimule os investimentos privados. O argumento é que essas reformas, aliadas à dita “responsabilidade fiscal”, sinalizam aos agentes privados um futuro previsível dentro do qual vislumbrem a realização do lucro de seus investimentos.

Quem tem um olho é rei, já dizia o ditado, e o fato é que Ciro Gomes e equipe são quem, do ponto de vista programático, mais contribuem ao debate econômico. Com propostas que remontam à sua campanha de quatro anos atrás, Ciro defende um programa de desenvolvimento que busca colocar a indústria nacional como principal motora do crescimento. Na visão do ex-governador cearense e de Nelson Marconi e Mauro Benevides, seus assessores, é apenas superando a desindustrialização que o país pode encontrar um caminho para o desenvolvimento sustentável. Para eles, o teto de gastos deve ser revisto, pois limita as capacidades de investimento do Estado e defendem, como Lula, uma nova rodada de investimentos públicos na Petrobras.

No caso de Ciro, contudo, parece faltar combinar com os russos. Há anos o candidato se postula como arauto do desenvolvimentismo brasileiro, defensor do empresário produtivo, bastião do nacionalismo econômico. Não parece convencer, contudo, a própria burguesia brasileira, que já o vaiou quando, em 2018, o candidato se referiu à reforma trabalhista e a qual, ao menos em parte, parece estar mais interessada na integração da economia com o exterior do que em políticas industriais. No mais, não possui base ou relação orgânica com sindicatos nem com movimentos sociais, o que colore boa parte de suas propostas com tintas muito mais dirigistas e elitistas do que propriamente populares.

Eis o nó da questão. Na falta de uma candidatura da esquerda radical, o país se vê órfão não apenas de um polo no debate programático que possa oferecer uma alternativa anticapitalista a nível econômico. O problema é maior, pois embora munida de economistas bem graduados (alguns até bem intencionados), think tanks, fundações partidárias e afins, não parece haver uma só candidatura que se conecte diretamente com as demandas populares e seu sentimento de insatisfação e revolta com o status quo. Ou o faz Doria e Meirelles? Ou Moro? Certamente, não o faz Ciro, que parece antes ter concebido seu “projeto nacional” a partir de suas próprias reflexões intelectuais durante seu período sabático em Harvard do que em diálogo direto com a sociedade brasileira. E tampouco o faz Lula, que com Alckmin assinou sua nova Carta ao Povo Brasileiro, deixando claro o que (não) esperar daquele suposto radicalismo apresentado em sua saída da prisão.

Este deveria ser o papel do PSOL. Infelizmente, contudo, o partido parece ter aberto mão da defesa de um programa para apoiar incondicionalmente a candidatura lulista. Na falta de um partido ou movimento que expresse institucionalmente, no debate presidencial, o descontentamento popular, restará à população acompanhar passivamente os debates na internet e nos jornais dos candidatos e seus assessores engravatados (em sua imensa maioria homens e brancos) sem a perspectiva de ser ela, finalmente, a agente motora da transformação deste país.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão