Apoio amplo fortalece pluralidade de chapa que concorre ao SindiSaúde-RS
a448aeabb1ca78fd2018ec4b190fd8bc

Apoio amplo fortalece pluralidade de chapa que concorre ao SindiSaúde-RS

Integrantes da “Lutar e Avançar” visam manter categorias mobilizadas em busca de direitos

Tatiana Py Dutra 9 ago 2022, 13:26

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, os 7 mil associados do Sindisaúde-RS – considerado um dos mais atuantes sindicatos do Rio Grande do Sul – irão às urnas para eleger a nominata que comandará a entidade pelos próximos três anos.

O sindicato representa cerca de 70 mil profissionais (da área da saúde e técnicos) que atuam em hospitais públicos, privados e filantrópicos localizados na capital gaúcha, Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Região Sul do estado. A entidade também representa trabalhadores que atuam em clínicas, laboratórios, geriatrias e pet shops, além de autônomos e aposentados.

Duas chapas disputam o voto dos associados. A Chapa 1, “Lutar e Avançar”, representa o grupo que dirigiu o sindicato nos últimos três anos; e a Chapa 2, “Experiência e Renovação”, vêm em oposição. Conforme Etevaldo Teixeira – militante do PSOL, coordenador da Chapa 1 e seu representante na comissão eleitoral -, a ideia era formar uma chapa única, englobando todos os setores da categoria, mas a proposta foi rejeitada pelos oponentes.

“Fizemos reunião para propor que todos os setores vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) fizessem uma chapa de consenso. A CUT concordou, mas um setor da base deles não quis, se articulou e montou a chapa. Essa oposição é totalmente vinculada ao PT, com representação de parcelas do Hospital de Clínicas como principal força de trabalho e alguma representação no Hospital Conceição”, conta.

Já a Chapa 1, liderada pelo eletricista Júlio Jesien, se caracteriza pela pluralidade, segundo o sindicalista.

“Tem gente do PSOL, do PT, sem partido, tudo para garantir que haja a melhor representação política da categoria, com os principais ativistas dos principais hospitais, delegados sindicais. É uma chapa que tem representação do Hospital de Clínicas, Conceição, Ernesto Dornelles, Santa Casa, São Lucas, Cardiologia, Hospital de Canoas, Hospital de Cachoeirinha, Viamão… Temos muita pluralidade. Nossa meta é manter a unidade e a mobilização da categoria”, afirma Etevaldo.

Pandemia x valorização profissional

Mobilizar e unir forças sempre foram palavras-chave no vernáculo das associações de trabalhadores, e a pandemia provou que mais do que discurso, elas precisam tomar funções práticas. Mesmo com risco de vida, os profissionais dos serviços hospitalares não interromperam as atividades e garantir que eles tivessem condições dignas para atuar em prol dos infectados e de seus familiares foi a maior luta da entidade no período.

“Muitos trabalharam horas a fio, sem descanso, porque era um momento de extrema gravidade que vivia o mundo, o país e o Estado. E assim como os trabalhadores não pararam, o sindicato não podia parar, tinha que defender seus trabalhadores, porque uma coisa era trabalhar e outra era estar risco de vida. Então o sindicato começou sua campanha pedindo equipamentos de proteção individual, os EPIs. Porque logo no início da pandemia, não tinha. Não tinha nem fornecedor, tinha que vir da China. E faltava não só aqui, faltava em quase todos os países”, lembra Etevaldo Teixeira.

Meses depois, nova mobilização. Após a produção das primeiras vacinas contra a Covid-19, a mobilização foi para exigir que os profissionais da saúde fossem os primeiros a ser protegidos pelos imunizantes.

“Isso foi uma luta política também, com os hospitais, com o governo, para que chegasse até aquilo. E com o governo negacionista que nós temos, foi uma luta permanente. O sindicato tinha os aplausos da sociedade, mas mais que a valorização moral, a questão material, as condições financeiras dos profissionais precisavam ser defendidas”, diz Etevaldo.

O sindicalista lembra que apesar de as unidades de saúde estarem lotadas nos primeiros meses da pandemia, os funcionários de hospitais públicos – como foi o caso, na Capital, do Hospital de Clínicas, que tem 6 mil trabalhadores, e o Grupo Hospitalar Conceição, com 10 mil.

“Nesse período, a reposição de salário foi parcelada e o governo ainda queria congelar. Foi a mobilização do sindicato que rompeu a lei 173 [Lei Complementar 173/2021, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19)] que previa congelamento de salários de funcionários públicos. O sindicato foi para várias audiências de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que se garantisse a reposição das perdas. Ou seja, a sociedade reconhece os trabalhadores, mas ao mesmo tempo essa valorização não tem reflexo nas condições materiais e de vida. Então essa é a importância do sindicato para os profissionais, até para mostrar como é a vida de um trabalhador que está defendendo a vida todos os dias”, diz.

Nas campanhas pelos servidores no período mais grave da pandemia, quase metade dos diretores do Sindisaúde-RS acabaram contaminados. Quatro chegaram a ser entubados, mas sobreviveram. Se reeleita, a Chapa 1, irá para a quarta gestão. Segundo Etevaldo, a oposição sempre existiu nos últimos pleitos – o que está longe de ser um problema dentro de eleições democráticas. Mas em sua avaliação, é preciso critério para fazer divisões em um cenário político e social em que vivemos.

“É importante que haja representatividade e se a categoria entende que há necessidade de divisão quando se precisa cada vez mais de unidade. Temos uma chapa que conseguiu agregar apoio do PSOL, da CUT, que é petista, através de seus sindicatos e de centrais. É um movimento exitoso que reconhece o trabalho do sindicato na pandemia. Um papel que não foi só para os trabalhadores da saúde, que rompeu sua corporação e foi além. O Sindicato fez parceria com o Sindicato dos Metroviários, e eles foram pioneiros na mobilização pelo Fora Bolsonaro, puxando as primeiras mobilizações em Porto Alegre e, depois, conseguindo agregar muito mais gente”, argumenta, referindo-se aos protestos que, na capital gaúcha, chegaram a reunir 50 mil pessoas.

Na avaliação de Etevaldo, o trabalho desempenhado importante que hoje é reconhecido por diferentes setores políticos e sindicais. A meta é seguir mostrando para a categoria que com unidade, com capacidade de direção se avança na sua politização e na defesa de direitos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão