A deputada estadual Monica Seixas, do Movimento Pretas do PSOL-SP, protocolou o Projeto de Lei Vini Júnior (927/2023), que visa o combate ao racismo no esporte brasileiro. O projeto prevê entre suas principais ações a realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, a divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas, interrupção da partida em andamento em caso de racismo, entre outras ações.
Segundo um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil viveu um aumento no número de ocorrências de racismo no ano passado. Em 2021, o Observatório registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 situações – um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.
“O racismo sofrido por Vini Júnior na Espanha nos indignou, mas também acendeu um alerta. Precisamos de um olhar combativo contra o racismo no futebol e nos esportes como um todo por aqui também. Não podemos mais permitir que situações como essas aconteçam novamente e se, porventura ocorreram, que sejam punidas com rigor”, afirma Monica Seixas.