Transformando territórios: o Julho das Pretas
O mandato coletivo, encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas, realiza um mês inteiro de atividades dedicadas a mulheres pretas
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
No dia 25 de julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o dia da revolucionária líder quilombola Tereza de Benguela. Para reafirmar tal data, o Mandato Movimento Pretas – composto por Poliana Nascimento, Leticia Chagas, Karina Correia, Ana Laura, Najara Costa, Rose Soares e encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas – realiza durante todo mês o “Julho das Pretas”, pela garantia de espaço e amplificação das falas de mulheres pretas na sociedade brasileira. A ação, assim como resgata sua história, apagada em razão da cultura hegemônica europeia, também enaltece suas contribuições no cenário social, político, acadêmico, artístico entre outros.
Com inspiração na frase “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, da filósofa Angela Davis, o mote deste ano será o “Pretas em movimento transformando territórios” e promoverá atividades em várias localidades do Estado, incluindo viagens por cidades do interior. O intuito é instigar, transformar e ratificar a presença de mulheres negras na política, bem como em muitas outras áreas e com elas seguir priorizando as pautas e lutas dos grupos vulnerabilizados.
“No julho das pretas cada uma das codeputadas realizará ações em seus territórios, buscando assim a transformação”, afirma Ana Laura Cardoso.
As atividades vão desde rodas de conversa, visitas, palestras, entre outras. Polliana Nascimento, por exemplo, realizará, no dia 15 de julho, às 17h, uma roda de conversa no Subsede da Apeoesp Litoral Sul.
“Queremos tirar nossas irmãs desse lugar subalterno que a sociedade insiste em colocar, meninas e mulheres, conscientizar, entender e fortalecer o ser negra”, diz Poliana.
Marcha das Mulheres Negras
A principal atividade é a Marcha das Mulheres Negras, que ocorre no próprio 25 de julho, com concentração a partir das 18h, na Praça da República. Lá, o Mandato Movimento Pretas se somará a várias organizações políticas e representantes da sociedade civil.
“Construção, mobilização e fortalecimento é o que buscamos com as ações do Julho das Pretas. Queremos mostrar toda a potência das mulheres pretas, bem como queremos que elas percebam o poder de transformação existente nelas”, finaliza a deputada estadual Monica Seixas.