Revista Movimento n. 41
Nesta edição refletimos sobre a situação nacional, marcada pelas contradições do início do terceiro governo Lula e pela perseguição aos lutadores sem terra na CPI do MST.
Começamos com a entrevista da deputada federal Sâmia Bomfim e da dirigente da Frente Nacional de Lutas (FNL) Diolinda Alves ao Podcast em Movimento, conduzido por Júlia Maia. Seguimos então com a transcrição da entrevista realizada com o professor Paulo Arantes ao portal A Terra é Redonda, que gentilmente autorizou esta publicação, sobre a situação do governo e os perigos da extrema direita à espreita na situação nacional. Ainda sobre a situação brasileira, publicamos também a declaração do Secretariado Nacional do MES/PSOL “Reforma tributária: abstenção é um alerta contra a colaboração de classes”, em defesa da abstenção na votação da reforma na Câmara dos Deputados.
No contexto internacional, trazemos o artigo sobre a emergência climática planetária “O mundo está muito mais quente”, do professor e ambientalista Luis Marquez e publicado originalmente no Blog Rupturas. Em sequência, refletimos sobre a nova situação política na África Ocidental com os textos “Golpe de Estado no Níger”, de Aoife McCullough e Aziz Garba, é o inédito “No Níger, o último avatar do neocolonialismo francês”, de Luc Mineto.
Como homenagem ao recente falecimento do líder camponês peruano Hugo Blanco, publicamos sua entrevista “Manda a coletividade, não o indivíduo”, feita por Fernanda Melchionna e Bernardo Corrêa, a nota de pesar do MES/PSOL “Morre o revolucionário Hugo Blanco” e a nota “A despedida de Hugo Blanco”, escrita pelo militante do MES/PSOL Antônio Neto, que representou a organização em seu funeral.
Por fim, trazemos também a tese “Militante: por um PSOL independente e anticapitalista”, elaboração do MES/PSOL e aliados para o VIII Congresso do PSOL, e o texto histórico “Sobre a confusão entre pedagogia e política”, do revolucionário russo Vladimir Lenin.
Boa leitura!