Mundo manifesta solidariedade aos palestinos
Grand Central Station

Mundo manifesta solidariedade aos palestinos

Milhares de pessoas participaram de protestos exigindo cessar fogo imediato

Tatiana Py Dutra 30 out 2023, 13:25

Foto: Reprodução/Instagram

Apesar da manipulação sionista na mídia, milhares de pessoas foram às ruas pelo mundo, neste final de semana, para protestar a favor da Palestina. Foram registrados movimentos em Nova Zelândia, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.

Em Nova York, um histórico protesto foi realizado na Grand Central Station, famoso terminal ferroviário que foi tomado por judeus e aliados. Usando camisetas pretas com os dizeres “cessar fogo agora”, “não em meu nome”, eles reivindicaram o direito de lutar por liberdade e igualdade para todos – “um valor judaico que todos devemos viver”, argumentavam os manifestantes.

“Recusamo-nos a permitir que um genocídio seja realizado em nosso nome”, diz uma faixa.

A polícia foi acionada para desocupar a estação de trem e centenas de pessoas foram presas. 

Em Londres, 500 mil pessoas foram às ruas. Os manifestantes, que exibem bandeiras pró-palestina, pediram o fim dos bombardeios na Faixa de Gaza, que já mataram mais de 8 mil palestinos – sendo 3,5 mil crianças, segundo fontes locais. 

No Brasil

Os protestos em solidariedade ao povo palestino também ocorrerea no Brasil. Durante o fim de semana, houve manifestações em várias capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Florianópolis e Brasília.  

Na tarde deste domingo (29), pelo menos 5 mil pessoas se reuniram em um ato pró-Palestina na Avenida Paulista, em São Paulo. Os manifestantes denunciaram a política genocida de Israel e pediram o fim dos bombardeios.

“O ato foi importante, era necessário, foi um ato que contra esses fascistas do Estado de Israel, contra essa ocupação da Palestina, contra essa guerra que está matando mulheres crianças”, disse Bilal Jaber, filho da Diáspora palestina.

“Israel comete crime de Lesa Humanidade e deve ser duramente punido. O Brasil deve cortar relações comerciais com Israel. Não devemos ser patrocinadores do genocídio”, comentou a deputada estadual Monica Seixas (PSOL).


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores