MST envia 2 mil quilos de alimentos para Gaza
MST doação

MST envia 2 mil quilos de alimentos para Gaza

Carregamento de arroz, fubá e leite foi levado por avião da FAB. Meta é remeter 100 toneladas para vítimas dos ataques de Israel

Redação da Revista Movimento 31 out 2023, 10:00

Foto: MST/Divulgação

Desde o início da pandemia, em 2020, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doou mais de 8 mil toneladas de alimentos e 2 milhões e meio de marmitas solidárias a brasileiros em situação de fome e insegurança alimentar. Agora, a iniciativa se estende às vítimas da crise humanitária na Faixa de Gaza, alvo de ataques de Israel há cerca de duas semanas. As cerca de 2,2 milhões de pessoas que vivem na região sofrem com escassez de água, gás de cozinha e alimentos.

Na segunda-feira (30), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) voou para o Oriente Médio carregado com 2 toneladas de arroz, farinha de milho e leite produzidos por assentados. Outra leva de mantimentos já está sendo preparada para embarque futuro. Conforme Cassia Bechara, integrante da direção nacional do MST, a meta é chegar a 100 toneladas.

“Todas as famílias Sem Terra acampadas e assentadas estão mobilizadas na solidariedade à luta do Povo Palestina e às vítimas em Gaza. Tanto a partir da doação de alimentos, mas também na construção de diversos tipos de atividades, atos e mobilizações, comentou Cassia. “As pessoas que não estão morrendo por causa dos bombardeios estão sob profundo risco de morrer de fome, por falta de água potável, falta de alimentação. Agora, nesse momento, o central é exigir o cessar-fogo e garantir a solidariedade à população de Gaza”.

Desde o dia 21 de outubro, a ajuda humanitária chega pela fronteira com o Egito, mas em volume insuficiente para atender a população local. 


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores