Deputada Estadual Monica Seixas cria projeto de lei que institui o “Feriado de Iemanjá”

Deputada Estadual Monica Seixas cria projeto de lei que institui o “Feriado de Iemanjá”

O Movimento Pretas do PSOL quer instituir o dia Dia 2 de fevereiro no Calendário Oficial como feriado Estadual em busca do fortalecimento da cultura afro brasileira

O Movimento Pretas do PSOL, liderado pela deputada estadual Monica Seixas, criou o projeto de Lei n° 8/2024, que institui o dia 2 de fevereiro, como o “Feriado de Iemanjá”. “Percebemos que a grande maioria dos feriados são católicos e sendo o Estado Laico devemos prestigiar todas as religiões”, explica a deputada Monica Seixas. “O nosso objetivo é que as religiões de matriz africana também se sintam representadas no calendário oficial do Estado”.

O dia 2 de fevereiro é dedicado no Brasil inteiro a homenagens a orixá Iemanjá, a rainha do mar. Reconhecida por sua generosidade, ela protege os pescadores, zela pelo amor e pela fertilidade, além de retribuir os presentes oferecidos. Iemanjá é cultuada tanto na umbanda quanto no candomblé, sendo considerada a mãe de grande parte dos orixás.

O projeto, muito além de celebrar Iemanjá, visa combater o racismo religioso e a discriminação contra povos de matriz africana, pois segundo o II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, mostra que casos de ataques às religiões de matriz africana crescem 270%, chegando a 244 casos, em 2021. “Trata-se de um pequeno passo para tentar contribuir com o fim dos ataques às religiões de matriz africana”.

A figura de Iemanjá transcende o aspecto religioso, assumindo um papel de extrema relevância para além dos povos de matriz africana, mas também de todo o brasileiro, simbolizando resistência e ancestralidade, conectando os descendentes da diáspora africana às suas raízes culturais, explica a deputada. “Com este projeto desejamos promover o fortalecimento da autoestima e a preservação das práticas religiosas e culturais que são fundamentais para a construção da identidade negra brasileira”, finaliza.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi